Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

sem menção a Dias-Pino

Prefeitura contrata associação por R$ 73 mil para refazer mural de Adir Sodré na Praça 8 de Abril

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Artistas fizeram manifestação pela 'volta' do mural em outubro de 2020

Artistas fizeram manifestação pela 'volta' do mural em outubro de 2020

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, contratou a Associação Dos Produtores Culturais Do Mato Grosso (Ação Cultural) para reproduzir a pintura da obra original do artista plástico Adir Sodré em mural da Praça 8 de Abril. A contratação, feita sem licitação, terá custo de R$ 72.300,00 e vale por dois meses a partir da assinatura.

Leia também:
Após reclamações, obra de Dias-Pino e mural de Adir Sodré voltarão para a Praça 8 de Abril

O mural de Adir foi coberto por uma pintura verde em reforma da Praça no início do ano de 2019. Após a reinauguração, em dezembro do mesmo ano, o setor cultural percebeu que o mural havia sumido e, além disso, não estava mais na praça a ‘Árvore de Todos os Povos’, escultura de Wlademir Dias-Pino.

Já em janeiro de 2020, a Secretaria de Cultura prometeu que devolveria a “Árvore de Todos os Povos” ao local, mas em outubro o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) admitiu que a Prefeitura havia “perdido” o monumento. No mesmo local, foi apagado com tinta um mural pintado por Adir Sodré.

Adir morreu em 2020, e Wlademir já é falecido desde 2018. Como solução, o prefeito prometeu entregar uma réplica do monumento, e que iria encontrar com a família de Sodré uma alternativa para o mural. A data de entrega destas novas obras, no entanto, também já foi mudada diversas vezes. A última promessa era de que ela aconteceria em 15 de dezembro de 2020. Em janeiro de 2021, nova promessa foi para 8 de abril do mesmo ano.

Já em agosto de 2021, a então secretária municipal de cultura Carlina Jacob afirmou que o mural de Sodré seria refeito pelo artista plástico Luzinan Alves Oliveira, com autorização da família de Adir. A empresa contratada e a Secretaria Municipal de Cultura não atenderam as ligações e não há detalhes de como o mural será refeito. Também não há na contratação qualquer menção à escultura de Dias-Pino.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet