Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Documentário e show relembram Chico Gil na semana que marca os 22 anos de sua morte

Foto: Assessoria

Documentário e show relembram Chico Gil na semana que marca os 22 anos de sua morte
Considerado o Rei do Lambadão, Chico Gil é o artista mais popular do gênero híbrido genuinamente mato-grossense, que resulta da fusão do rasqueado com o carimbó e a lambada. Por sua notoriedade, Francisco Guia de Souza ganhou um documentário que traz à luz fatos até então desconhecidos de sua biografia e carreira. “Sua majestade, Chico Gil”, da jornalista Lidiane Barros, terá sessão de estreia na terça-feira (26), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. A exibição ocorre em memória do cantor, que morreu em acidente de carro no dia 30 de julho de 2000, quando cumpria agenda de shows.

Leia mais: 
Após sucesso dos primeiros gins artesanais premium, Nube fecha trio com chave de ouro trazendo clássico London dry
 
O filme integra a agenda do projeto "Encontros com Cinema" e tem classificação indicativa livre. A entrada é gratuita e a partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.  
 
Ao fim da exibição do documentário começa show do artista Paulo Monarco que cantará hits do saudoso Chico. Artista premiado e reconhecido por seu trabalho autoral na MPB, Monarco tem se dedicado a apresentações com repertório regado a clássicos do lambadão. O acompanham na empreitada, os músicos Paulinho Nascimento (baixo), Bruno de Lima (percussão), Vinicius Barros (bateria) e a tecladista, Pretta Jana.  

O livro homônimo, com 18 crônicas – que traz mais histórias da carreira do cantor além do documentário -, estará disponível para aquisição.
 
Hits conduzem o documentário
 
Falando em hits, o documentário foi construído com base em algumas das principais canções do cantor. Elas conduzem o documentário que conta histórias de sua vida e carreira, com relatos de familiares, amigos e parceiros artísticos. Eles voltam no tempo para apresentar Chico Gil às novas gerações. 
 
“Tendo como base a história de criação de algumas de suas músicas mais conhecidas, revela a gênese do lambadão e também, como se articula sua cadeia produtiva”, explica a diretora do documentário, Lidiane Barros. A seu lado na realização do documentário estão Protásio de Morais e Rosano Mauro Jr, ambos na direção de fotografia, e Joana Castro, que assina a edição.
 
O projeto
 
O documentário e o livro são parte do projeto “Sua majestade, Chico Gil”, aprovado no edital Mestres da Cultura da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso. O pacote do projeto inclui ainda site em homenagem ao cantor e compositor (www.chicogil.com.br), além de sua discografia totalmente organizada em plataformas de streaming como Youtube e Spotify. 
São entrevistados do documentário o empresário Sérgio França e o artista Edmilson Maciel (primeiro e segundo empresários de Chico Gil, respectivamente); o trompetista Levi Barros, que acompanhou o cantor em shows; a viúva Eliney Souza e o filho Cledeley, o Catinha; o produtor musical, Alcemar Matos; os músicos Júnior Magrão e José Moraes, que introduziram Chico Gil no lambadão e a dançarina Daiana Emília, que no último momento desistiu da viagem em que o cantor morreu.
 
Redes sociais
 
Informações adicionais sobre o cantor podem ser encontradas nas redes sociais do projeto. No Facebook e Instagram. Também foram disponibilizados os três álbuns da carreira do cantor no YouTube e Spotify, além de material raro e inédito.  
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet