Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

DE MT PARA O PAÍS

Grupo Flor de Atalaia conquista primeiro lugar no maior festival de dança do mundo com coreografia "Siriri Bonito de Cuiabá”

Foto: Flor de Atalaia

Grupo Flor de Atalaia conquista primeiro lugar no maior festival de dança do mundo com coreografia
O Grupo de Siriri Flor de Atalaia conquistou o primeiro lugar no Festival de Dança Joinville, registrado pelo Guines Book como o maior festival de dança do mundo, desde 2005. Entre 4 mil inscritos e 195 coreografias selecionadas para a competição, a coreografia “Siriri Bonito de Cuiabá” conquistou o primeiro lugar, levando a cultura regional de MT para o país, oportunizando momentos únicos e realizando sonhos na vida dos jovens integrantes que compõe a associação. O Festival acontece em Santa Catarina, dos dias 19 a 30 de julho.

Leia mais: 
Grupo Flor Ribeirinha conquista troféu inédito para o Brasil ao ser campeão de festival internacional na Bulgária

Para a coordenadora do grupo, Cristina Zuíta, a premiação é de tamanha importância pois consagrou o grupo como campeão no maior festival de dança do mundo, levando e valorizando a cultura regional para o país.
 

“Para nós, ter sido avaliado numa competição entre outros grupos de danças populares, e eles reconhecerem e verem no siriri um potencial de dança artística num palco como esse, é muito importante para o grupo. Representa nossa cultura, leva o Siriri para o país e traz de volta para o grupo, o bairro e a cidade. É bem representativo”, disse.

Flor de Atalaia ganhou ficou no lugar mais alto do pódio com a coreografia “Siriri Bonito de Cuiabá”, na categoria danças populares brasileiras. A delegação da associação conta com 27 pessoas e foi responsável por se destacar entre mais de 4 mil inscrições e 192 coreografias do festival.

Festival de Dança Joinville é Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville. O evento reúne mais de sete mil participantes diretos e atrai público superior a 230 mil pessoas durante os doze dias de Festival. Os números expressivos renderam a citação de Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book, título que é de Joinville desde 2005.

Sobre a sensação de ter chegado tão longe, conquistado um lugar tão alto no universo do folclore, da dança e da cultura regional e nacional, Cristina foi assertiva em dizer que o resultado foi fruto do trabalho árduo do grupo e que, principalmente, “coletivamente falando, podemos mais! Desde que tenhamos mais apoio para irmos mais além, mostrando para mais pessoas, em mais eventos. Podemos mais! Podemos mais se tivermos mais apoio!”, pontuou.

Agora com o sucesso da missão, o Flor de Atalaia já tem seus próximos compromissos marcados. Depois de Santa Catarina, o grupo partirá para o Paraná e logo em seguida para o Festival do Folclore de Olímpia, em São Paulo, entre os dias 06 e 14 de agosto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet