Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

CENTRO HISTÓRICO

Sarau das Artes Free desta terça-feira celebra o poeta Silva Freire

Sarau das Artes Free desta terça-feira celebra o poeta Silva Freire
Sarau das Artes Free é sinônimo de encontro com os amigos, pastelzinho do Azambuja, espetinho, cerveja gelada e atrações com artistas locais, da poesia à música. Dedicado a celebrar datas relevantes do calendário, agora se abre também a colaborar com a manutenção da história cuiabana, além de seus personagens.

A nova proposta é celebrar Silva Freire. Sendo assim, ambiente melhor que o da Praça da Mandioca, não há: foi lá que o poeta passou sua infância. Hoje, às 19 horas, ocorre o pré-lançamento do evento Setembro Freire, dedicado a manter acesa a memória de um dos maiores expoentes das letras e boemia mato-grossense. Dentro em breve, bem próximo à Praça, será aberto o Centro Cultural Silva Freire.

A viúva de Silva Freire, Dona Leila, disse que a mãe do poeta tinha uma “venda” bem perto à praça. “Ela fazia doce e ele saía vendendo. Ali viveram todos os três irmãos e cada um deles, tinha como nome Benedito ou Benedita. Era Benedito Freire, Benedita Freire Sales e Benedito Sant´Ana [o poeta]”. De acordo com a viúva, a mãe do escritor havia perdido muitos filhos e foi assim que prometeu a São Benedito, que os que vingassem levariam seu nome.

O lugar que reacende a história de Silva Freire, foi traduzido por ele mesmo no livro Trilogia Cuiabana (1991), um “suco-sumo-resumo de sua infância”.

Além da homenagem ao poeta, haverá ainda o já tradicional palco aberto para poetas e músicos e a estreia do evento “Trocaria”, dentro do Sarau. Quem quiser participar da ação paralela, deve levar objetos que não usa mais e gostaria de trocar por outros. CDs, livros e roupas são os mais comuns a serem trocados.

Leia mais: Cuiabá entra na rota das feiras de troca e mobiliza participantes 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet