Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

liberdade

Bicicletas tomam ruas e avenidas de Cuiabá neste domingo ‘Sem Carro’

Foto: Reprodução/Ilustração

Bicicletas tomam ruas e avenidas de Cuiabá neste domingo ‘Sem Carro’
Ciclista apaixonada pelo esporte, Malu Brandão, mais frequentemente percorre as ruas de Cuiabá e tem conhecimento prático das dificuldades enfrentadas pelos ciclistas da capital. “O que falta é infraestrutura e bom planejamento cicloviário. A quantidade de ciclistas vem aumentando a cada dia, pois a bicicleta proporciona a sensação de liberdade, pois além de prazerosa, faz bem à saúde e ao bolso”, defende.

Leia mais:
 
"O Olhar da Fortaleza", auto-biografia de Lucia Maggi, está em sua segunda edição

Vitrine cultural de Mato Grosso, continua hoje o 11º Festival de Cururu e Siriri

Neste domingo (22) comemora-se o Dia Mundial sem Carros e a data foi comemorada com um passeio ciclístico pelas principais vias de Cuiabá. Mais de cem pessoas deixaram os veículos para traz e participaram do percurso.

A solução segundo Mallu, seria a readequação e criação de novas faixas exclusivas para os ciclistas. “Ela tem que ser delimitada por sinalização vertical e horizontal”. Outra dificuldade descrita pela ciclista e a falta de locais de estacionamento ao ciclista, “não há bicicletários ou paraciclos em praça públicas ou locais apropriados e distribuídos na cidade, nem aos centros comerciais e shoppings”.

O desrespeito no trânsito também é sentido por quem adota a bicicleta como transporte. De acordo com Mallu, “existe a falta de respeito dos motoristas que não respeitando a lei de 1,50 m de distância, tanto frontal como lateral, além de ‘tirar fina’ e acha que devemos pedalar na calçada. A calçada e para o pedestre, já o ciclista ele compartilha a rua, quando não há ciclofaixa ou ciclovia”.

Em defesa da prática a ciclista apaixona deixa seu recado nesse dia Mundial sem Carro. “Todos precisam de prioridade pedestres, ciclistas, motociclistas, carros, ônibus e uma cidade mais harmônica onde todos participam dela. O ciclista não atrapalha o trânsito e sim ele parte trânsito”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet