O edital Cinemotion, com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo, abriu inscrições e vai custear o licenciamento de 131 filmes mato-grossenses finalizados a partir de 2015. No total, serão investimos R$ 2,7 milhões. É possível se inscrever até 24 de julho.
Leia também
Vivência em ateliê de Cuiabá une criação de peças de cerâmica ‘do zero’ e degustação de vinhos
O objetivo da seleção pública é possibilitar a cessão não onerosa dos direitos de exibição para as emissoras integrantes da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), suas retransmissoras e suas plataformas de vídeo sob demanda.
Atualmente, RNCP conta com mais de 110 emissoras de televisão e cerca de 150 de rádio que ampliam o alcance das produções da TV Brasil, Rádio MEC e Rádio Nacional. Serão contemplados 105 filmes de curta-metragem, 10 de média metragem ou telefilme e mais 10 de longa-metragem. A seleção beneficiará ainda seis obras audiovisuais seriadas, que são aquelas produzidas em capítulos ou episódios, no gênero ficção, animação ou documentário.
Destinado a produtoras e distribuidoras independentes de Mato Grosso, o edital requer a comprovação de que o proponente e o diretor da obra audiovisual estejam domiciliados no Estado. Também é obrigatória a previsão de medidas de acessibilidade no projeto, como legendagem, audiodescrição e Libras (Língua Brasileira de Sinais), dentre outras.
A inscrição no edital é feita exclusivamente em formato online, com o preenchimento integral do formulário de inscrição disponível no site da Secel. No mesmo formulário, o interessado deve ainda anexar toda a documentação e arquivos obrigatórios dentro do prazo estabelecido.
Acesso ao edital, anexos e formulário:
https://www.secel.mt.gov.br/-/edital-02-2024-secel-cinemotion-edital-licenciamento-obras-lpg