Olhar Conceito

Quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Notícias | Artesanato

memória olfativa

‘Verão Festivo’, limão siciliano e patchouli: arquiteta de Cuiabá cria marca de velas aromáticas artesanais

Foto: Reprodução

‘Verão Festivo’, limão siciliano e patchouli: arquiteta de Cuiabá cria marca de velas aromáticas artesanais
Quando decidiu começar a produzir velas aromáticas artesanais, a arquiteta Leticia Paelo Ferreira, de 29 anos, pensava apenas em criar os próprios produtos para consumo próprio, mas a ideia acabou se tornando uma marca: a Lév Velas Aromáticas. Leticia se define como uma apaixonada pelo universo dos aromas e pela forma como os cheiros são capazes de ativar memórias olfativas. 


Leia também 
Cuiabana fica em 2º lugar no Miss Canadá e é eleita como Miss Simpatia: 'a beleza vem de dentro'

“Minha memória olfativa é muito presente, principalmente com os aromas que me fazem lembrar de momentos bons da minha trajetória. Com as velas, eu apreciava não só o aroma, mas também a iluminação que ela acompanha, o elemento fogo presente dando vida ao aroma. Descobri que fazer velas me acalma muito”, conta. 

Por ter esse traço forte em sua personalidade, ela decidiu fugir do óbvio e busca traduzir sensações através dos aromas que cria, como a vela “Verão Festivo”, que brinca com memórias solares e carnavalescas. Limão siciliano, patchouli, canela e maçã são algumas das notas produzidas pelas velas da marca cuiabana. 

Letícia explica que busca trabalhar com temáticas, como as estações do ano ou datas comemorativas, como fez com a Verão Festivo, que une os dois temas. “Fiz pesquisas e montei um moodboard com imagens que referenciam o verão brasileiro e o carnaval. A partir disso, escolhi o nome e, por fim, o aroma que provocava a ‘sensação’ do verão, de fato. Assim, desenvolvi a vela ‘Verão Festivo’ com os aromas complementares de Limão Siciliano e Bambu, aromas refrescantes, com uma combinação marcante para a ocasião”. 
 

Para começar a produção, ela brinca que não pensou duas vezes, “como uma boa leonina”. Comprou os materiais que precisava e recorre às memórias de infância, época em que descobriu a afinidade por trabalhos manuais. Sozinha, ela assistiu tutoriais e fez os primeiros experimentos. 

“Mesmo estudando e testando, o que era um investimento alto, eu ainda não chegava no resultado desejado. Então, decidi investir em um curso de uma marca de velas que sempre foi referência para mim. Foi só depois disso que entendi com mais detalhes algumas características na produção que poderiam interferir no resultado. Desde então, estou melhorando e atualizando a técnica a cada produção”. 

Letícia começou a divulgar a venda das velas artesanais quando se sentiu segura da qualidade dos produtos que estava produzindo, em julho do ano passado. Ela conta que sempre desejou empreender e, depois de terminar a faculdade, enxergou a possibilidade de tirar o sonho do papel para conseguir uma renda extra. 

“Tenho a sensação de que estou no caminho certo para conseguir muito mais do que almejo. Meu propósito com a Lév é entregar bem-estar para quem precisa de um momento de relaxamento, olhar para o seu interior. Todavia, a vela tem uma ótima aceitação para várias ocasiões: um banho relaxante no pós dia de trabalho, momentos de oração e conexão com o universo interior, momentos de leitura, momentos antes de uma noite de sono, um jantar romântico, jantar entre amigos, decoração, e o melhor de tudo, um presente sem erro”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet