Quando decidiram abrir um restaurante, a advogada Sinaira Albaneze e o marido sonhavam com um cardápio sofisticado e contemporâneo para elevar a gastronomia de Cuiabá. Em 20 de setembro, eles abriram o Ávah, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá, com opções de carnes, massas, uma das especialidades do chef Tiago Tsopanoglou, e peixes.
Leia também
Grupo feminino de pesca criado por empresária viraliza durante viagem por MT: 'preconceito é 99% vindo de homens'
Os drinks autorais também estão entre os diferenciais do restaurante, que criou seis bebidas especiais e que mesclam ingredientes como o Vicoffe, que leva xarope de abóbora, tequila blanca e café expresso FNV, cafeteria que tem a atriz Fernanda Rodrigues como uma das fundadoras.
Ao
Olhar Conceito, Sinaira explica que o desejo de empreender no setor gastronômico é antigo, já que o marido, o advogado Gabryel Albaneze, cresceu na cozinha do restaurante do pai em Corumbá (MS). O nome escolhido para o estabelecimento cuiabano faz uma referência ao Avalon, que funcionou durante 35 anos em Mato Grosso do Sul.
"O nome surgiu primeiro por lembrar Avalon, uma homenagem ao restaurante que meu sogro teve e segundo pelo significado em si: alegria de viver, renovação. Gostamos muito do significado e escolhemos esse nome. Nós dois não cozinhamos, temos um sócio que é chef de cozinha que, além de fazer algumas releituras do cardápio do Avalon, também tem pratos com a identidade dele".
No cardápio, inclusive, o Ávah traz o "Filé Avalon", uma releitura de um dos pratos servidos no Avalon em Mato Grosso do Sul. A receita leva filé mignon ao molho de frutas vermelhas e risoto de queijo. Sinaira destaca que, em São Paulo (SP), Tiago adquiriu experiência em restaurantes estrelados.
"Com esse nosso encontro com o Tiago conseguimos montar nosso cardápio e definir nossa gastronomia que não vincula só o italiano, apesar dele ter trabalhado durante muitos anos em restaurante italiano, vamos explorar o contemporâneo e internacional com frutos do mar, então teremos de tudo um pouco".
Quanto ao espaço, Sinaira conta que pensou em criar um ambiente intimista, com luz baixa e decoração minimalista. O restaurante tem uma pintura feita pelo artista plástico cuiabano Rafael Jonnier, que eternizou um pirarucu, peixe tradicional em Cuiabá, em uma das paredes do Ávah.
"Tenho uma obra no meio do salão que foi feita por uma artista que é argentina, mas mora no Rio de Janeiro, a Ro Aguirre. Queria que essa obra dela fosse uma homenagem a Corumbá, então ela representa a ponte de Corumbá, ela fez a ponte de madeira e os fios caindo saindo do Pantanal para o pôr do sol".