Olhar Conceito

Sábado, 14 de dezembro de 2024

Notícias | Comportamento

repercussão nacional

'Atrasado do ENEM' quer cursar educação física e confundiu horário com o de Brasília: 'achei que portões fechavam às 13h'

Foto: Reprodução

'Atrasado do ENEM' quer cursar educação física e confundiu horário com o de Brasília: 'achei que portões fechavam às 13h'
Viralizou vídeo em que um candidato chega ao seu local de prova do ENEM, em Cuiabá, nos últimos segundos antes do fechamento dos portões e precisa ser empurrado por debaixo da entrada. Quem aparece nas imagens que ganharam repercussão nacional neste domingo (03), é o jovem Gustavo da Silva Neves, de 18 anos. Ao Olhar Conceito, ele contou que se atrasou porque confundiu o horário local com o de Brasília.


Leia mais 
Antes do bolo de arroz, Dona Eulália vendeu doce de leite e foi rejeitada pela família do marido por ser negra


“Estava em casa às 11h20 e falei para o meu amigo ‘acho que o portão fecha 12h’. Ele tinha dito que fechava às 13h. Antes eu também estava achando que era nesse horário”, disse. O ENEM segue o horário de Brasília, com portões abrindo às 12h e fechando às 13h na capital federal. Sendo assim, os estudantes precisam ficar atentos no fuso horário, já que em Cuiabá a abertura dos portões é às 11h e o fechamento às 12h.

Gustavo relata que, quando se deu conta de que a prova seguia o horário de Brasília, se arrumou e pediu um carro de aplicativo, mas o motorista chegou apenas por volta das 11h40. “Quando faltavam 5 minutinhos [para o fechamento dos portões] eu falei ‘moço, acelera que eu vou chegar atrasado'. Ele parou do outro lado da rua e eu saí correndo.”
 

No vídeo, várias pessoas que estavam na porta da Universidade de Cuiabá (Unic), um dos locais de realização do ENEM na cidade, gritaram incentivando Gustavo a correr para não perder a prova. Alguns dos que estavam ali chegaram a segurar o portão impedindo que ele se fechasse por completo para que o jovem pudesse passar e outros o empurraram por debaixo. 

“Eu olhei para o portão e falei ‘Ah, já está fechando’. Mas sabe quando o pessoal anima você? Aí eu só fui e o pessoal me empurrou”, contou.

Apesar do sufoco na chegada, Gustavo disse que a prova foi tranquila e espera ter ido bem. Com o resultado do exame, ele pretende se candidatar para o curso de Educação Física. No próximo domingo (10) acontece o segundo dia de aplicação do ENEM, com questões sobre ciências da natureza e matemática. No primeiro dia, as questões foram sobre ciências humanas e linguagens, além da redação com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”

Repercussão nacional

O vídeo, além de ter sido exibido brevemente na edição do Fantástico do último domingo, também ganhou destaque em veículos nacionais como o G1 nacional, Metrópoles, CNN e Correio Braziliense. 



“Quando eu saí já estava no grupo do meu trabalho [o vídeo]. Ai falei ‘eita, passei vergonha’, contou Gustavo aos risos. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet