A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer divulgou, na segunda-feira (17), a lista dos alunos selecionados para a Escola Municipal de Música de Cuiabá, edição 2025. Ao todo, 265 pessoas serão atendidas gratuitamente, em três polos de ensino.
Leia mais
Vanessa da Mata se apresenta com orquestra em espetáculo especial e gratuito em Cuiabá
A procura surpreendeu com quase 1.500 inscrições, sendo consideravelmente maior que no ano anterior, quando registrou 500.
Os novos alunos vão participar de uma aula inaugural na quinta-feira (20), às 17h30, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Avenida Barão de Melgaço, Centro de Cuiabá. A ordem das inscrições foi determinante para conquistar uma vaga.
“Estamos avaliando para implementar o sistema de provas futuramente. Não terá 2° chamada, porém os inscritos não selecionados ficarão em lista de espera. Entraremos em contato. Com três faltas consecutivas sem justificativa o (a) estudante selecionado(a) perde a vaga e abre oportunidade para um novo (a) integrante”, explicou o professor Fernando Reis, coordenador da Escola Municipal de Música.
É um desejo do prefeito Abilio Brunini de expandir, futuramente, as aulas para as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. No momento, as aulas estarão funcionando na Secretaria Municipal de Cultura, no Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc) e no Complexo Multiúso do Jardim Passaredo.
A maior estrutura e disponibilidade de instrumento estão na Secretaria de Cultura, onde são ofertadas aulas com violão, flauta doce, flauta transversal e saxofone com o professor Fernando Reis. E teclado e violoncelo com a professora Karol Bataioli, violão com o professor Eduardo Madá.
No Misc são ministradas aulas de violão com o professor Joel Amorim. E no Jardim Passaredo, viola e violão com o professor Eduardo Madá.
Conforme a seleção, 166 alunos serão atendidos com os cursos ofertados na Secretaria Municipal de Cultura distribuídos em diferentes instrumentos, 59 no Misc, e 40 no Complexo Multiuso do Jardim Passaredo.
Educação musical
A Escola Municipal de Música é uma instituição dedicada à formação musical e ao desenvolvimento cultural da comunidade. Seu maior compromisso é promover a educação musical de qualidade, oferecendo uma variedade de cursos e atividades que atendam tanto iniciantes quanto estudantes mais experientes.
Além de aulas práticas de instrumentos e teoria musical, a escola promove eventos, recitais e apresentações, incentivando a prática e a apreciação da música.
“Através de suas atividades, a escola promove o ensino da música e oferece oportunidades para jovens talentos, além de contribuir para a formação de cidadãos mais sensíveis e engajados. O resultado vai além das aulas, influencia no dia a dia de cada aluno”, destacou o secretário de Cultura, Johnny Everson.
O corpo docente é formado pelos especialistas em música Eduardo Madá, Fernando Reis, Karol Bataioli e Joel Amorim.
A lista com os nomes dos novos alunos está disponível
AQUI.