A história de Mãe Bonifácia, mulher negra e alforriada que viveu em Cuiabá no final do século 19, ganhará vida no cinema em um filme que terá Zezé Motta como protagonista. As gravações começam neste sábado (22), em uma chácara de Sorriso (a 420 km da capital), que será transformada na Cuiabá da época de Mãe Bonifácia.
Leia também
Após aprovação da Lei Anti-Oruam, rapper é atração confirmada em casa de show de Cuiabá
A filmagem com Zezé Motta segue até 30 de março. Posteriormente, outras cenas serão filmadas com o restante do elenco. O filme é dirigido por Salles Fernandes, que contou ao Olhar Conceito que a escolha da atriz para o papel principal foi natural.
"Não tem como imaginar outra atriz nesse papel, quando eu comecei a trabalhar na escrita, na ideia de fazer Mãe Bonifácia, a primeira imagem que me veio à cabeça foi Zezé Motta. Primeiro porque é uma mulher incrível, poderosa e pela sua luta com o movimento negro, que eu creio que se identifica com a história de Mãe Bonifácia. Então, as duas estão ligadas", afirmou.
Com 98% do elenco formado por artistas de Mato Grosso, o filme contará com a participação de muitos atores de Cuiabá. De acordo com Salles, o projeto busca preservar e divulgar a memória de Mãe Bonifácia, reforçando sua relevância não apenas para Cuiabá, mas para todo o estado e o Brasil.
"Com o passar dos anos, a história dela vai se apagando, e esse filme é uma homenagem que busca manter viva sua luta", explicou.
Quem é Mãe Bonifácia
Mãe Bonifácia foi uma mulher negra, curandeira e protetora escravizados fugitivos, que se tornou uma figura lendária e um símbolo da luta pela liberdade. Segundo historiadores que pesquisam sobre Mãe Bonifácia, ela morava na avenida Lavapés, em Cuiabá, onde orientava os escravizados a seguirem pelo córrego para não serem farejados pelos cães dos capitães do mato.
Auxiliava na chegada ao quilombo localizado no interior do que hoje é o Parque Mãe Bonifácia e utilizava plantas medicinais para curar os que estavam doentes.
O Parque Mãe Bonifácia foi inaugurado em 2000, na região central de Cuiabá, em sua homenagem, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade.