Estão abertas até o dia 20 de maio as inscrições para o projeto “Muxirum de Férias para mudar o clima”, uma residência artística que acontecerá de 19 a 22 de junho, no Espaço de Formação Casa Vituká, em Cuiabá. A proposta é reunir artistas da baixada cuiabana para uma imersão conduzida por artistas indígenas e convidados.
Leia mais
Vencedora em Cannes dedica prêmio por 'Uq Axik B’e: Atravesar Caminhos' à cuiabana Marielle Ramires
O projeto vai selecionar até 10 artistas para participar da residência, promovendo um verdadeiro muxirum – expressão que remete à união de pessoas em prol de um objetivo comum – entre artistas indígenas e não indígenas. O foco é discutir e fortalecer o papel da arte e da cultura como forças que impulsionam ações transformadoras frente à crise climática.
A programação inclui leitura de portfólios, rodas de conversa, imersão nas trajetórias dos participantes e nas cosmologias indígenas, com destaque para a troca de experiências e o estímulo à criação de redes de colaboração entre artistas.
O projeto foi contemplado pelo Edital N° 001 - 2024 AUFA - Fomento Cultural, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá. A residência contará com mentoria de nomes como Gustavo Caboco Wapichana, Libério Boe Bororo e Kaya Agari, além do artista cuiabano Gervane de Paula, que participa dos quatro dias de atividades.
Outros convidados também integram a programação, como a curadora e educadora Naine Terena, Dina Bressan, do Hub Pedaço do Mundo, e Eliel Terena, que atua com foco em questões ambientais globais.
Os interessados podem se inscrever pelo link:
https://forms.gle/BkMavGa9EXah1JZr9