Olhar Conceito

Sexta-feira, 11 de julho de 2025

Notícias | Cinema

Mulheres cineastas

Filme realizado por indígenas Myky representa MT em festival e obra sobre cacica Xavante estreia nos EUA

Foto: Reprodução

Filme realizado por indígenas Myky representa MT em festival e obra sobre cacica Xavante estreia nos EUA
O cinema indígena produzido em Mato Grosso ganha destaque em dois importantes festivais neste mês. O curta-metragem “Mopái Pjuta Ãkakje'y – a roça e os alimentos Myky”, realizado pelo Coletivo de Mulheres Cineastas Myky, foi selecionado para a mostra competitiva do 10º Cachoeira DOC. Paralelamente, o filme “CACICA – a força da mulher Xavante” terá sua primeira exibição nos Estados Unidos, no 14º Philadelphia Latino Arts & Film Festival, nesta quinta-feira (19). 


Leia também 
Zé Neto, da dupla com Cristiano, é flagrado em 'resenha' com amigos em rodoviária no interior de MT: 'perdeu o ônibus'

O curta das cineastas Jade Rainho e Kamtinuwy Myky retrata a sabedoria ancestral das mulheres da etnia Myky no cultivo da roça tradicional e na preservação das sementes nativas. A produção é resultado do projeto “Formação em Documentário para Mulheres Indígenas”, idealizado pela produtora mato-grossense Cadju Filmes, em parceria com a SECEL-MT, Oi Futuro e Assembleia Social.

O processo de formação e filmagem aconteceu na Aldeia Japuíra, Terra Indígena Menkü, em 2023. A exibição no festival baiano aconteceu na sexta-feira (13), dentro da 4ª sessão da Mostra Competitiva de Curtas e Médias, que reúne obras com temáticas de resistência, esperança e relação com a terra. A curadoria se inspira na canção “Amarra o teu arado a uma estrela”, de Gilberto Gil.

Já “CACICA – a força da mulher Xavante” chega ao circuito internacional com exibição no CultureWorks Greater Philadelphia, após curadoria da professora Karliane Nunes (UFBA). O filme homenageia Carolina Rewaptu, uma das primeiras lideranças femininas do povo Xavante, e está disponível para streaming gratuito na plataforma Itaú Cultural Play.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet