Olhar Conceito

Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Notícias | Música

no Prêmio Jejé de Oyá

Pocket Show Território com Monica Seven e Trio Brasilis debate saúde mental e resistências negras em Cuiabá

Pocket Show Território com Monica Seven e Trio Brasilis debate saúde mental e resistências negras em Cuiabá
Dentro da programação oficial do Prêmio Jejé de Oyá, será realizado o Pocket Show Território, um encontro que propõe uma reflexão urgente e aprofundada sobre a saúde mental da população negra. Em uma sociedade onde o sofrimento psíquico de pessoas negras é frequentemente invisibilizado ou negligenciado, o evento surge como um espaço de diálogo, acolhimento e afirmação de vida.


Leia também 
Festival de Cinema Francês exibe filmes inéditos e premiados em Cannes nos últimos dias em Cuiabá

A discussão sobre saúde mental torna-se ainda mais relevante quando consideramos que a população negra enfrenta, historicamente, desigualdades estruturais, racismo institucional e violências simbólicas que impactam diretamente o bem-estar emocional e psicológico.

Como destacou Neusa Santos Souza, referência fundamental nos estudos da subjetividade negra, as experiências psíquicas da população negra são atravessadas por processos de negação, silenciamento e luta por reconhecimento. Trazer esse debate para o centro da programação do Prêmio Jejé de Oyá é reafirmar que cuidar da mente é também um ato político, histórico e de resistência.

A apresentação será conduzida pela Presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Luciene Carvalho, referência na literatura e na defesa da cultura mato-grossense, com a mediação de Andreia de Fátima de Souza Dembiski: Psicóloga clínica, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT). A proposta é unir arte, conhecimento e vivências para discutir como o território, físico, simbólico e afetivo, influencia diretamente a forma como a população negra vivencia e lida com sua saúde mental.

Convidados (as)Reunindo perspectivas diversas, o debate contará com a participação de profissionais de diferentes áreas:

Luciene Carvalho: Poeta, escritora, declamadora, diretora de teatro e Presidente da Academia Mato-grossense de Letras.

Andreia de Fátima de Souza Dembiski: Psicóloga clínica, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT).

Ana Luisa Cordeiro: Professora do PPGE/UFMT, pós-doutora em Educação pela UFJF e doutora pela UCDB. Atua na linha de Movimentos Sociais, Política e Educação Popular.

Babu 78: Artista cuiabano que desenvolve murais, pinturas, desenhos e ilustrações, trazendo narrativas negras para o território urbano.

Carlos Alberto Caetano: Professor, doutor em Sociologia, com atuação em formação docente, cultura e políticas afirmativas.

Lucas Santos Café: Educador e pesquisador, referência em educação antirracista. Coordena o Fórum Mato-grossense de Pesquisadoras/Pesquisadores em Relações Étnico-Raciais.

O Pocket Show Território convida o público a refletir coletivamente sobre saúde mental, identidade, território e resistências negras, reafirmando a importância do cuidado, da visibilidade e da construção de políticas que enfrentem o racismo de forma estrutural.

A programação do evento contempla dois momentos especiais: às 17h, um coquetel e espaço de socialização, e às 19h30, o início do programa com auditório, onde serão desenvolvidas as reflexões, trocas e performances que compõem o Pocket Show Território.

Atrações musicais

Monica Seven e Trio BrasilisO Trio Brasilis atua há 20 anos em eventos sociais e empresariais, com um repertório dedicado à música brasileira — em especial à produção afro-brasileira. É formado pelas musicistas Deize Aguena, Jú Grisolia e Rusivel de Jesus.

A cantora Monica Seven, mulher trans e voz conhecida da noite cuiabana, utiliza sua arte como força transformadora e estética do cuidado. Moradora da Zona Norte de Cuiabá, começou sua trajetória musical em grupos de louvor de igrejas. Tem como referências Whitney Houston, Mariah Carey, Ed Motta, Sandra de Sá, além de uma profunda paixão pela Black Music e pelo Soul. Participou de diversos festivais de música em Mato Grosso e de audições no Programa Raul Gil.

Data: 12 de dezembro de 2025
 Local: Teatro CDL Cuiabá

Horários:
  17h: Coquetel e socialização
 19:30 h:  Programa com auditório - Pocket Show
Realização: Iteec Brasil
 Produção: Bemtivi Academia de Arte
 Apoio: Deputado Estadual Lúdio Cabral
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet