Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Fenômeno raro

Eclipse solar poderá ser visto neste domingo em algumas cidades de Mato Grosso. Confira os horários

Foto: Reprodução/Ilustração

Eclipse solar poderá ser visto neste domingo em algumas cidades de Mato Grosso. Confira os horários
Acontece neste domingo (09) um eclipse solar híbrido. O fenômeno, que é raro e é assim denominado quando um eclipse solar anular (ou anelar) ocorre junto a um eclipse total do Sol, poderá ser visto em algumas cidades de Mato Grosso.

Leia mais: Planeta Vênus se 'aproxima' da Lua em fenômeno e encanta Cuiabá veja fotos
Sol será visto de perto neste final de semana; astrônomo antecipa, “você nunca verá um sol igual ao outro”

De acordo com o site “universe today”, esse eclipse será anular nos 15 primeiros segundos e depois será do tipo total. Um eclipse é classificado de acordo com o modo que pode ser visto na Terra.

“Porém, nem todos os habitantes do nosso planeta o verão da mesma maneira. Para alguns observadores ele será apenas parcial, e para outros, ele não será visível. Nos lugares em que este eclipse solar poderá ser observado no Brasil ele será apenas parcial”, disse a professora Telma Couto da Silva, doutora em Astronomia.

Em Mato Grosso, o eclipse solar parcial alcançará o Norte Araguaia e chegará a Guarantã do Norte, mas em termos práticos, apenas em Vila Rica e Santa Terezinha ele poderá ser observado.

“É importante ressaltar que a observação do Sol sem equipamento próprio pode cegar. No mínimo, use máscara para soldagem para observar o fenômeno, e não observe por mais que 30 segundos. Apesar de belo, observar um eclipse solar é muito perigos”, alerta a astrônoma.

O que é um eclipse solar

Um eclipse solar acontece quando a Lua, na fase nova, se interpõe entre o Sol e a Terra e esses três astros estão alinhados. No eclipse solar total, o Sol fica totalmente encoberto pela Lua; no parcial, apenas uma parte do Sol fica obscurecida pela Lua; no anular, apenas o centro do disco solar fica encoberto pelo nosso satélite, e a parte visível do Sol tem o formato de um anel, descreve.

Isso ocorre porque a Lua é um corpo extenso e projeta a sua sombra no espaço. A parte central dessa sombra é escura e denominada umbra. A umbra tem a forma de um cone que fica mais estreito quando atinge a Terra. Um eclipse solar total ocorre numa faixa da Terra com menos de 270 km de largura.

Somente quem estiver nessa faixa, conhecida como caminho da totalidade, consegue observar o eclipse total do Sol. A parte mais externa da sombra é denominada penumbra e espalha-se numa região de aproximadamente 3000 km de cada lado do caminho da totalidade.

Na região da Terra atingida pela penumbra ocorre um eclipse parcial do Sol. Quando a Lua está alinhada com o Sol e o seu diâmetro aparente é menor do que o solar, acontece um eclipse solar anular.

Já o eclipse solar híbrido ocorre devido ao achatamento da Terra. O nosso planeta não é uma esfera perfeita, mas sim, um esferóide. Devido à curvatura da Terra os lugares que estão mais distantes da Lua saem fora da estreita faixa da totalidade e entram na penumbra. Os observadores localizados nesses lugares visualizam um eclipse solar anular.”

Em termos práticos, em Mato Grosso apenas em Vila Rica e Santa Terezinha esse eclipse solar parcial poderá ser observado e mesmo assim, com alguma dificuldade.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet