Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

de tudo um pouco

Sarau das Artes incorpora espírito livre para homenagear o Dia Nacional da Cultura Brasileira

Foto: Divulgação

Sarau das Artes

Sarau das Artes

Diversificada, contemporânea, tradicional, intimista e amplificada, com símbolos, sopros, música e dança, e também a pintura, o desenho, o grafite, a religião, as intervenções, incorporações, e principalmente, a disseminação. Agregar tudo isto, como uma enorme colcha de retalhos, e ainda assim, permanecer única. No dia 5 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Cultura Brasileira, e para expressar em sentimento e arte, uma homenagem que seja à sua altura, o Sarau das Artes Free realiza a partir das 19h nesta terça-feira, na Praça da Mandioca, uma mistura de tudo que é a cultura.

Instalações, intervenções, artesanato, arte, música, dança, pintura, escultura, exposições, fotografias. De tudo um pouco. Assim será o Sarau das Artes Free que incorpora o espírito da cultura brasileira, uma vez mais, nesta terça-feira, para trazer ao público a arte do mato.

Artistas locais e nacionais serão reverenciados. Uma singela homenagem àquilo que os move: a cultura. A cultura é mais do que a palavra, a literatura, a música, é mais do que todos os seres. É difusa, confusa, é a expressão suprema de traduzir sentimentos em arte. Difícil é falar e entender que a cultura contempla todos os espaços e está presente em todos os momentos do nosso dia. Preterida pelos agentes públicos, principalmente pelo seu poder de transformação, ela vem lutando ao longo dos anos para não ficar de lado.

E a luta é feita por aqueles que são apaixonados pela arte, que querem gritar para o mundo que são feitos de amor. É simples, é deixar voar a inspiração, e ser embalado por uma sensação que chega a ser indescritível, enche os pulmões e infla o coração.

O Sarau incorpora este espírito livre da cultura, e a principal batalha aqui é justamente libertar este sentido, que devemos dividir para crescer. E o palco é aberto. É só subir e se arriscar, seja com poemas, canções ou declarações. Seja para ser.

Além do palco aberto, haverá exposição com fotografias de artistas mato-grossenses. O tradicional leilão de artes do Sarau Free volta a acontecer nesta edição. Instalações com a arte regional, Gran Bazar Pac e apresentações de artistas.

“A cultura brasileira é tão diversa que não se pode falar dela em apenas um dia. Apesar disso, dia 05 de novembro foi escolhido para festejar as manifestações culturais de norte a sul e de leste a oeste. O Brasil, como todos já sabem, é um país de formação multi-racial e por isso carrega um pouco do costume de cada povo que aqui veio morar. Dos negros, herdamos o candomblé, a capoeira, parte do nosso vocabulário e muito do nosso folclore. Dos índios, herdamos o artesanato, a pintura, comidas exóticas como o peixe na folha da bananeira e a rede. Do português, ficamos com o costume católico, a língua, as roupas. Essa mistura toda não se deu de maneira pacífica, mas sim por meio da dominação cultural e da escravização de índios e negros. No entanto, características culturais de ambas etnias sobreviveram ao tempo e hoje compõe uma enorme riqueza cultural”, esta é a descrição do Sarau para o Dia Nacional da Cultura.

E nada melhor do que agregar toda esta riqueza na Praça da Mandioca, que transpira a história de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet