Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

24 de outubro

Empório Temporal concilia arte, poesia e reutilização de materiais; Veja fotos

Foto: Stéfanie Medeiros

Empório Temporal concilia arte, poesia e reutilização de materiais;  Veja fotos
O local por si só inspira poesia. Mas nesta segunda-feira, ganhou um verso a mais. O poeta Rubem Alves escreveu certa ocasião que a “comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto”. E é exatamente nisto que se sustenta a nova loja do Espaço Vila Maria, na rua 24 de outubro: na comunhão de vários artistas.

Leia mais
Rua 24 de Outubro fomenta economia criativa com artes, cultura e sabores

Tereza Aguiar, Ruth Albernaaz, Soraia Mourão e Juliana Albernaz são as idealizadoras do “Empório Temporal – Divino Sentido”, que ganhou este nome de outro poema de Rubem Alves. O temporal remete ao temporário, o que a loja será: A ideia inicial é de que o espaço fique aberto apenas por um mês. Mas suas criadoras estão dispostas a mudar de opinião conforme a situação que irá se apresentar no futuro.

A loja, inaugurada nesta segunda-feira, é uma mistura de diversas sensibilidades: Seja nos chapéus e sacos de luxo de Soraia, nos quadros poéticos, em sua maioria com referências ao poeta Manoel de Barros, de Ruth Albernaz, nos livros do sebo de Juliana Albernaz, nas esculturas e obras de madeira de Tereza Aguiar, nas bonecas e bailarinas de Benedito Nunes ou nas instalações de Luis Segadas. A loja, como um todo, tem uma atmosfera astral, um ar divino e ao mesmo tempo vintage.

Os objetos à venda são dos mais variados possíveis: Desde colares, livros, chapéus, bolsas até discos de vinil e uma câmera polaróide ainda funcional. Mas esta variedade de produtos, que normalmente causariam poluição visual no ambiente, foi arranjada de forma tão cuidadosa que criaram um tipo de instalação harmônica. A loja por si só é uma obra de arte.

A ideia de abrir este espaço surgiu da necessidade de uma ambiente que, além de transbordar arte, transmitisse um conceito: o da reutilização. É foi assim que o espaço físico do “Empório Temporal” se ergueu: reutilizando materiais coletados em bota-foras. O chão da parte de trás da loja, onde ficam os livros, era antes o chão de um ônibus. As paredes são feitas de páginas de livros. E no improviso de uma porta quebrada, surgiu a cortina feita de caixas de leite e suco, onde os clientes e amigos podem deixar recados e frases quando visitam a loja. Ou seja, 90% do que está naquele espaço foi reutilizado.

Esta semana, a loja ainda irá ganhar projeções e mais instalações de Luis Segadas. Segadas fotografa objetos abandonados em lixos e, a partir disto, faz montagens e reproduções com ar surrealista. Depois de prontas, usa estas imagens projetando-as nas paredes, complementando o ar poético e onírico do lugar.

As idealizadoras do “Empório Temporal” planejam intervenções, eventos e encontros para dar vazão ao conceito da loja, embora ainda não se tenha data definida.


(Da esquerda para a direita: Tereza Aguiar, Soraia Mourão, Juliana Albernaz e Ruth Albernaaz)

Serviço

O “Empório Temporal – Divino Sentido” fica no Espaço Vila Maria, na Rua 24 de Outubro, número 566. A loja abre às 10h.
Para mais informações: (65) 9987-9882
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet