Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

qualidade de vida

Idosos poderão participar nesta sexta do baile Longevidade Saúdavel; Entenda

Foto: Stéfanie Medeiros

Idosos poderão participar nesta sexta do baile Longevidade Saúdavel;   Entenda
Quem acha que capoeira é atividade só para jovens ainda não veio à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ver o que os idosos do Projeto Longevidade Saudável andam aprontando. Atividades como dança de salão, exercícios aquáticos, informática, coral, roda de conversa, musculação, capoeira adaptada, atividades para exercitar a memória e treinamento funcional estão sendo desenvolvidas pela Faculdade de Educação Física (FEF) desde o início de março deste ano. Os idosos que participam das atividades mostram cada vez mais disposição para atender ao propósito final do projeto: ter qualidade de vida.

Integrando parte do projeto, acontece nesta sexta-feira (28), às 19h, o 1º Baile da Longevidade Saudável. Durante o baile haverá apresentações de dança de rua, rasqueado, vaneirão, forró e valsa, a partir das 19h30, seguido do concurso Miss Terceira Idade Longevidade Saudável, às 21h30 e um jantar de encerramento. O evento acontecerá na Assoade, localizada na Rua Eduardo Lopes, nº 231, Bairro São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá.

Como funciona o  projeto

O projeto Longevidade Saudável é coordenado pela professora da Faculdade de Educação Física, Waléria Christiane Rezende Fett, do Núcleo de Estudos em Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (NAFiMeS) - grupo de Gerontologia.



A equipe conta com 50 pessoas, entre bolsistas, pós graduandos, professores de diversos cursos da UFMT e voluntários internos ou externos à instituição. Busca-se com ele capacitar o tratamento do envelhecimento em Mato Grosso. Segundo Waléria Fett, dos 141 municípios do estado, somente sete são considerados como de população jovem.

O Longevidade Saudável foi possível devido à aprovação do projeto após a publicação do edital do Programa de Extensão (Proext) 2013, com o valor de R$ 150.000,00 para seu desenvolvimento. A iniciativa surgiu de uma análise da vida dos idosos do Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá, que detectou a necessidade de serem trabalhadas atividades lúdicas, a fim de oferecer qualidade de vida. Hoje em dia o projeto já tem patrocinadores como as marcas Fishing e Eucanuba e o Programa de Educação Tutorial (PET) da FEF/UFMT.

Qualidade de vida

O programa atende aproximadamente 500 idosos com idade a partir de 60 anos e tem como objetivo desenvolver ações de prevenção e tratamento dos fatores de risco à saúde, intervenções psicossociais, educativas, culturais e de promoção da saúde em geral. Por meio das intervenções, pretende-se promover mudanças no estilo de vida dessas pessoas, além do envolvimento dos acadêmicos e docentes na vivência prática de ações de saúde do idoso e geração de conhecimento científico na área da gerontologia. A equipe do projeto desenvolve as atividades junto aos idosos duas vezes na semana, tanto nas áreas da UFMT quanto no Abrigo Bom Jesus.

O que dizem os participantes

A aposentada Maria José, 59 anos, participa do Longevidade Saudável há três anos. Segundo ela, antes sentia dores de cabeça e na coluna constantemente, mas agora consegue realizar seus serviços normalmente e com mais disposição.

Já Sebastião Rezende, 64 anos, começou a participar das aulas de dança de salão, musculação e coral em março deste ano. “Eu não sei se vou dar conta, mas penso que vou. É bom pra se distrair e a gente sempre fica mais disposto”, disse.

A diarista Catarina Magalhães da Silva, 56 anos, também é veterana no projeto. Começou em 2010, mas devido a problemas na coluna, teve que interromper as atividades em 2012. Este ano voltou com energia extra. “É bom demais! Eu sempre fui bem ativa, mas agora tenho tempo pra fazer essas atividades, fazer amigos, estudar. É muito bom!”.

Para se inscrever

As regras para participar do projeto Longevidade Saudável mudaram um pouco este ano. Antes qualquer pessoa com mais de 45 anos podia se inscrever. Já a partir de 2013 o candidato precisa ter 60 anos ou mais.

Os documentos necessários para a inscrição são: cópias do RG, CPF, comprovante de residência e atestado médico liberando a prática de exercícios físicos. No dia da matrícula o aluno também deve levar 1 Kg de alimento não perecível e cinco garrafas PETS.

O candidato pode escolher dentre as seguintes atividades oferecidas em diversos horários [link]: dança de salão, dança sênior, hidroginástica, musculação, coral, informática, exercício funcional, roda de conversa, oficina de memória e capoeira.

Serviço

Baile da Longevidade Saudável
Local: Assoade, localizada na Rua Eduardo Lopes, nº 231, Bairro São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá.
Horário: às 19h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet