Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

paisagismo

Jardim vertical: Paredes verdes retomam frescor da natureza em ambientes urbanos

Foto: Reprodução

Maior parede verde do mundo, localizada na cidade de Pittsbourgh, nos Estados Unidos

Maior parede verde do mundo, localizada na cidade de Pittsbourgh, nos Estados Unidos

Na cidade de Pittsbourgh, nos Estados Unidos, a sede de um banco construiu o que é considerada a maior parede verde do mundo. O tamanho do “jardim vertical” equivale a duas quadras de tênis colocadas lado a lado e ocupa mais de seis andares do edifício.

Leia mais: Árvores frutíferas são tendência, mas flores ainda dominam mercado; Veja fotos

A parede verde, composta de vasos com os mais diversos tipos de plantas, não é algo novo. Mas com a crescente urbanização e verticalização das cidades, está se tornando uma opção popular entre aqueles que não dispensam um toque de natureza no ambiente.

Além do aspecto estético, tais paredes tornam-se grandes aliadas em ambientes muito quente, pois ajudam a diminuir a temperatura do local. Outros pontos positivos de uma parede verde são o fato de ela absorver os ruídos, diminuindo assim a reverberação nas paredes de concreto.

De acordo com Valdete Scedrzyk, uma das proprietárias do viveiro “verde que te quero verde”, explica que o primeiro passo para se construir uma parede verde é decidir o tipo de planta que será utilizada. Para isto, é necessário analisar a localização da parede para determinar se as mudas ficarão no sol ou na sombra.



Feito isto, basta escolher uma planta que se adapte ao local e clima. A construção de uma parede verde é relativamente simples: primeiro, fixa-se a tela no concreto e depois é os vasos são encaixados em fileiras, de forma vertical. “Isto não é algo novo, mas devido ao calor de Cuiabá e a falta de espaço, está se tornando cada vez mais popular”, explicou Valdete.

A manutenção deve ser feita mensalmente, repondo o adubo para que as plantas continuem crescendo e não apodreçam. A pessoa também deve estar atenta à retirada de mudas mortas e à irrigação. “Feita a manutenção, não tem segredo. É um jardim vertical e traz ao ambiente aquele frescor da natureza”, concluiu a proprietária do viveiro.

Serviço

Endereço: Av. Miguel Sutil, 10700 – Bairro Vila Militar/Jardim Primavera – Cuiabá-MT,
Contato: (65) 3322-6038
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet