Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

do país

Histórias da peça Colcha de Retalhos revelam lendas de várias regiões

Foto: Secom-BG

Teatro chega com força a região de Barra

Teatro chega com força a região de Barra

Os apaixonados por teatro em Barra do Garças tem compromisso marcado no próximo sábado (11). Os atores João Luiz do Couto e Vanessa Meriqui encenam a peça teatral ‘Colcha de Retalhos, alinhavando histórias pelo Brasil’ e revelam personagens com suas impressões sobre a vida e a interação destas histórias com lendas brasileiras.  A primeira apresentação será às 16h30 com desconto especial para os convidados da 3ª idade. A segunda apresentação às 20h30, o ingresso será de R$ 20,00 e meia para estudantes 10,00. 

Em Colha de Retalhos, um casal conversa sobre coisas da vida. Ele, empolgado com a escola que começou a freqüentar, conta para a mulher tudo o que aprende. Ela, que sempre quis ser poeta, ouve, reflete e faz seus comentários. Eles trocam impressões, enquanto ela vai costurando uma colcha de retalhos. 

Com seus comentários, na verdade, ela vai magicamente alinhavando os contos e lendas brasileiras que ele conta ao longo do espetáculo. Com delicadeza, eles vão descortinando, ora como personagens, ora como narradores, histórias como Pedrão Quebra-Pedra, O negrinho do pastoreio, O matuto no cinema, O Filho do Boto, entre outros contos preservados pela oralidade brasileira.

O pesquisador e escritor João Luiz do Couto, que além de protagonizar também assina a dramaturgia, pondera que o espetáculo propicia intercâmbio cultural, uma vez que traz histórias de diversas regiões do país, além da magia da narrativa oral. “Foram quatro anos de pesquisa para montar esse projeto”, explica Couto, “Viajei para vários cantos do país buscando histórias que trouxessem o encantamento do nosso povo. Acredito que trilhamos na confluência das artes, pois reunimos em uma só apresentação a música, a arte do teatro, a narração de histórias e também da vibrante literatura popular brasileira”, ressalta o escritor.

Para Vanessa Meriqui, que também é escritora, pesquisadora e atriz, Colha de Retalhos traz um lado feminino muito delicado. “Temos depoimentos de mulheres emocionadas, que nos dizem recordar sua mãe, sua avó e sua própria ancestralidade no barulho da máquina de costura, que se tornou uma personagem na peça.

“Além disso, buscamos a delicadeza da costureira por meio de textos muito femininos, o que trouxe um olhar especial na costura do texto”, diz ela. “Por essa razão, teremos uma sessão especial para a melhor idade, pois temos certeza de que as mulheres da cidade vão se enxergar nesse espetáculo, é a sua própria vida ali”, diz a atriz.

O projeto foi criado para viajar por todo o Brasil, promovendo o intercâmbio literário, por meio da apresentação de contos, poemas e lendas que representam o universo cultural e bastante expressivo de cada uma das regiões brasileiras. A pesquisa realizada pelo autor João Luiz do Couto incluiu a coleta de diversas formas de oralidade.

A região Norte está, no espetáculo, representada pela lenda do Boto, onde o autor trouxe diversas referências e criou um texto poético, que tem como narrador o Filho do Boto. Da região Sul, ele traz O Negrinho do Pastoreio, em uma adaptação do poema de Simões Lopes Neto. Representando a região Nordeste, vem O matuto no cinema, de Jessier Quirino.

Para alinhavar as três regiões, sobem ao palco o matogrosseense João Luiz do Couto e a paulista Vanessa Meriqui, com citações de Adélia Prado, de Minas Gerais, e poemas de Cora Coralina, de Goiás.

A peça tem apoio da prefeitura de Barra do Garças por intermédio da Secretaria de Cultura. “Nós estamos vivendo um novo momento em Barra do Garças com espaço a cultura graças ao prefeito Roberto Farias que incentiva a realização de eventos culturais na cidade”, enfatizou o secretário de Cultura, Alex Matos. Ele destacou que aos poucos, Barra do Garças vai se integrando ao circuito nacional de cultura com grandes espetáculo.




Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet