Olhar Conceito

Notícias / Arquitetura, décor e design

arte na cidade

Depois de restauradas, esculturas de Jonas Barros voltam à Lagoa Encantada

Da Redação - Stéfanie Medeiros

11 Jul 2014 - 14:14

Foto: Reprodução/ Secretaria de Cultura de Cuiabá

Depois de restauradas, esculturas de Jonas Barros voltam à Lagoa Encantada
Três esculturas, da autoria do artista plástico Jonas Barros, compunham o cenário da Lagoa Encantada, no bairro CPA III. Depois de uma restauração, as obras foram recolocadas em seu lugar nesta quinta-feira (10).

Leia mais: Hiasmyn Lorraynne: Conheça os quadrinhos e a artista que encantam os clientes da Feirinha da 24

As peças são chamadas de “Bicho de Duas Cabeças”. Antes de retornarem ao local de origem, elas passaram pelo processo de reconstrução, retirada de impurezas e colocação de verniz. No mês passado integraram uma exposição realizada na Arena Cultural Cuiabá.

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, as obras são compostas por figuras de peixes, com medidas entre três e seis metros de chapa. O trabalho de recomposição manual foi executado pelo escultor, Fred Fogaça, também responsável pela recuperação da escultura da Maria Taquara, em 2009.



“A ideia não é apenas recuperar a peças, mas fazer com que seja vista como um atrativo pela população”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado.

Além destas peças, a Prefeitura de Cuiabá também recuperou a estátua “Três Graças“, do artista plástico, Leonardo Henrique Lobo de Campos. A estátua homenageia a musicista Zulmira Canavarros, a poeta Guilhermina de Figueiredo e a jornalista Luiza de Figueiredo Calhao.



O monumento foi retirado da Avenida Coronel Escolástico em setembro do ano passado, após apresentar risco de desabar e o processo de revitalização durou cerca de dois meses. A “Três Graças“ é feita de cimento, possui tamanho humano e acessórios de sucata. A destinação dela está sendo estudada pela Secretaria Municipal de Cultura.

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet