Imprimir

Notícias / Política Cultural

Em dois meses devem ser plantadas em Cuiabá mais árvores do que as retiradas para as obras do VLT

Da Redação - Isabela Mercuri

Dez mil mudas de árvores serão plantadas por toda a cidade de Cuiabá a partir deste sábado (19), até o final do mês de abril. O Morro do Condor, no bairro Coophamil, será o primeiro lugar a receber as mudas, que serão cerca de 500 mudas.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, o número de mudas plantadas deve ultrapassar as retiradas para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e o objetivo é trazer de volta o título de ‘Cidade Verde’. “Serão plantadas em torno de 1,5 mil mudas por semana, durante as comemorações do aniversário de Cuiabá. O objetivo é de que todas as vias sejam arborizadas, pois além do embelezamento, as árvores garantem uma temperatura mais amena e agradável”, disse.

Leia mais:
Moradores da capital recebem mudas de árvores em casa durante esta semana
Festival em Chapada terá 13 horas de música e plantio de 200 árvores

Uma das vias que será totalmente arborizada durante a ação, com espécies nativas e ornamentais, é a Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho). “Ainda estamos fechando a lista completa dos locais que receberão árvores, mas as grandes avenidas estarão incluídas”, comentou o secretário.

O investimento em arborização da cidade acontece desde o início da gestão. Em fevereiro, por exemplo, o programa ‘Plante uma Árvore’ doou mudas no Horto Florestal, e com ações voluntárias de Organizações Não Governamentais (ONGs), incentivou os moradores a plantarem as mudas nas calçadas e quintais de casa.

“Somente no primeiro mês do programa, foram plantadas mais de 150 mudas. Com esse programa, temos a garantia de que a planta não morrerá, uma vez que o plantio é feito por técnicos da secretaria, que orientam os moradores a respeito dos cuidados que a espécie escolhida requer”, explicou Stopa.

De acordo com a assessoria, ainda é possível pedir uma plantantação de muda, via Facebook da Secretaria de Serviços Urbanos, informando endereço, tipo de muda e se no local há rede elétrica próxima, ou retirar as mudas desejadas diretamente no Horto Florestal.

Imprimir