Imprimir

Notícias / Diversão e Lazer

Programa desperta talentos e previne a violência

Da Assessoria/Sesp-MT

O programa Rede Cidadã, por meio da cultura e do esporte, está prevenindo a violência e despertando o talento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade dos bairros carentes de Cuiabá. Cerca de 100 jovens se dividem nas aulas de pintura em tela, violão, teatro e dança de cururu e siriri que resgata a cultura regional. As aulas são oferecidas nas Bases Comunitárias de Segurança de Cuiabá e na sede do Rede Cidadã, localizada no bairro Planalto, na Capital.

O objetivo é diminuir o tempo ocioso e, com isso, evitar que os jovens sejam vítimas da criminalidade. No esporte, a criançada mostra o talento nas aulas de futsal, futebol, handebol e taekwondo, uma arte marcial coreana. Mais de 120 jovens participam das modalidades esportivas nas quadras e campos dos bairros São João Del Rey, Pedra 90, Três Barras , Santa Isabel, 1º de Março e na da Base Comunitária de Segurança do Riberão do Lipa.

Morador do Pedra 90, Andrew Mayky Souza Santos, de 11 anos, é aluno do Rede Cidadã há mais de dois anos e disse que costumava ficar na rua com outros adolescentes antes de entrar para a posição de atacante do time de futsal do bairro. “Aqui aprendi a importância da família e da higiene pessoal, a respeitar os mais velhos e amigos e o mais importante: sempre ter boa educação com os outros. Agora estou treinando bastante para ajudar o meu time a vencer os campeonatos”, disse Andrew.

O Rede Cidadã também promove cursos profissionalizantes e eventos culturais que aproximam pais, alunos e professores e levam mais lazer para os bairros atendidos pelo programa. Para participar das atividades, os interessados devem procurar o Rede Cidadã munidos do comprovante de endereço, certidão de nascimento ou RG e CPF, Declaração Escolar e RG e CPF do responsável. Podem participar crianças e adolescentes, na faixa etária de 10 a 17 anos, que moram nas comunidades próximas à sede do programa ou das Bases Comunitárias de Segurança de Cuiabá.

O Rede Cidadã está localizado na avenida Dante de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores), s/n, bairro Planalto, ao lado do Cisc Planalto.

Imprimir