Imprimir

Notícias / Política Cultural

Após anúncio de volta do MinC, artistas continuam ocupação do prédio do Iphan-MT

Da Redação - Isabela Mercuri

Dois dias após o presidente interino Michel Temer decidir recriar o Ministério da Cultura (MinC), os artistas de Cuiabá continuam ocupando o prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso (Iphan-MT). A decisão de manter a ocupação se deu em plenária no último domingo (22), após o Ato Cultural realizado no Beco do Iphan.

Leia mais:

Artistas aderem a movimento nacional e ocupam Iphan em Cuiabá contra fim do Ministério da Cultura

Artistas apoiados pelos movimentos sociais e estudantis ocupam o local desde a última terça-feira (17), alinhados ao movimento nacional, que foi impulsionado pela extinção do MinC. No domingo, viam-se cartazes com os dizeres ‘Não é só pelo MinC’, e ‘Lutar sempre, Temer jamais’.



De acordo com a assessoria, a programação oficial de atividades culturais desta segunda-feira (23) começa às 14h30 com oficina de pintura, cantos e contos indígenas com Tipiuci Manoki. Às 17 horas haverá uma intervenção artística com stencil e lambe-lambe. Às 20h uma nova plenária abre as discussões sobre a mobilização. Na sequência, haverá exibição do filme “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, seguido de debate.

No último domingo (22), o segmento cultural em peso passou pela versão estadual do Ato Nacional para a leitura simultânea da Carta-Manifesto. Diversos artistas se revezaram no palco e novas adesões ao movimento foram estabelecidas.

Os organizadores reforçam que a ocupação é pacífica e permite que funcionários do Iphan-MT trabalhem normalmente. A plenária desta segunda-feira (23) decidirá a programação do dia seguinte.
Imprimir