Imprimir

Notícias / Política Cultural

Programa 'Jovens Embaixadores' seleciona estudantes engajados para intercâmbio nos EUA

Da Redação - Isabela Mercuri

Estão abertas as inscrições para o programa ‘Jovens Embaixadores edição 2017’. Realizada pela Missão Diplomática dos Estados Unidos, a iniciativa busca selecionar jovens que são exemplos em suas comunidades (por liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa) para um intercâmbio cultural de três semanas em Washington.

Leia mais:
Estudante de Lucas do Rio Verde embarca para os EUA como Jovem Embaixador

Em janeiro de 2016, um dos escolhidos para participar do programa foi Djeison Rique, de Lucas do Rio Verde. O mato-grossense se destacou por sua trajetória em projetos sociais, que já vinha desde 2008, e só conseguiu chegar até a última fase do ‘Jovens Embaixadores’ na quarta tentativa.

Dentre os pré-requisitos do programa, estão: ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais de 18 ou menos de 15 na data da viagem), ter boa fluência oral e escrita em inglês, ser aluno do ensino médio na rede pública, pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral e estar engajado por pelo menos um ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado

O ‘Jovens Embaixadores ‘já mudou a vida de mais de 460 estudantes em 15 anos de existência. As inscrições estão abertas até o dia 19 de agosto. “Não é somente um intercâmbio, mas também, um empoderamento a jovens que querem ter a chance de mostrar que são capazes de vencer. Eu adoro esse programa e mal posso esperar para conhecer os próximos participantes”, afirma a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde.

Em Mato Grosso, o programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). “Fora o aprendizado, os estudantes passam por experiências que rendem outras formas de enxergar o mundo, de agir, e estabelecer alianças com outras nações, além de muita diversão”, diz a Gláucia Ribeiro, responsável pelo acompanhamento do projeto na Seduc.

Para se inscrever no programa de 2017, os interessados podem acessar a FAN PAGE ou o SITE. 
Imprimir