Imprimir

Notícias / Política Cultural

Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade segue até próxima terça-feira unindo religião e tradição

Da Redação - Isabela Mercuri

A Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, que começou há uma semana, e se estende até a próxima terça-feira (25) celebrando religião, tradição e cultura. A partir desta quarta (20), começam as homenagens à Mãe de Deus.

Leia mais:

Tradicional espetáculo histórico-religioso 'Cavalhada' acontece em Poconé no próximo domingo

A festa acontece há 200 anos, desde quando Vila Bela era ainda capital do estado de Mato Grosso. No início, porém, os santos eram homenageados ao longo do ano. Foi quando a capital se transferiu para Cuiabá, e o padre passou a visitar a cidade apenas uma vez por ano, que foi criada uma unidade, sempre no mês de julho.

Durante treze dias, então, são feitos cortejos, confraternizações nas casas das famílias tradicionais, dança do congo, reza, alvorada e também a famosa cerimônia de transferência de posse dos novos festeiros. Tudo acontece com apoio da Secretaria de Estado de Cultura.

De acordo com a Assessoria da Secretaria, a ‘transferência de posse’ aconteceu na última terça-feira (19), e acontece em uma cerimônia tradicional, em que os festeiros são escoltados por dançarinos do Congo ao som de canções de adeus.

A programação segue com diferentes homenagens. A Mãe de Deus é homenageada quarta (20) e quinta (21), o Padroeiro de Vila Bela da Santíssima Trindade e as Três Pessoas da Santíssima Trindade dias no sábado (23) e domingo (24), e no dia 25, finalizando a festa, é a vez do Glorioso São Benedito. Neste último dia, acontece a entrega da imagem do santo e sua mala para a nova rainha, que é seguida em cortejo até a nova residência. Nos primeiros dias de festa, entre 13 e 17, foi comemorado o Divino Espírito Santo. De 17 até 19 o santo celebrado foi também o Glorioso São Benedito.

Além da religiosidade, a Festança movimenta o turismo na cidade e é caracterizada por apresentações de Congo e Chorado, que surgiram em Vila Bela com a chegada dos Capitães Gerais.

Para mais informações sobre a programação e os festeiros, acesse a página da Festança Vila Bela.
Imprimir