Imprimir

Notícias / Diversão e Lazer

As cinco bebidas regionais capazes de derrubar qualquer um

Da Redação - Bruna Gomes

Várias regiões do planeta possuem não só atrativos naturais de encher os olhos, como também, uma cultura gastronômica conhecida por curiosos drinks poderosíssimos, ou melhor, com teor alcoólico bem elevado.

O site Mega Curioso divulgou uma lista das cinco bebidas que possuem características especiais.



Para começar, tem a Guinness Irlandesa, que vem direto do país dos duendes. A bebida foi criada em Dublin no século 18 e é tradição na Irlanda, mas atualmente já é comercializada em diversos países. Tradicionalmente essa cerveja preta é consumida em grande quantidade, motivo pelo qual ela costuma “tombar” seus apreciadores.



Em segundo lugar está a brasileira cachaça, ou “marvada”, como é popularmente conhecida. Pura ou como um dos ingredientes da caipirinha, a cachaça tem teor alcoólico de 40%, o que pode explicar aquela sua amnésia e ressaca do dia seguinte. Em alguns locais da Europa a bebida é comparada com a tequila.



Com teor alcoólico parecido com o da cachaça, mas feito de uvas, há bebida típica do Peru e do Chile, o Pisco. O destilado foi inventado pelos espanhóis, no século 16 e mesmo que típico destes dois países também é produzido em diversos locais da América do Sul, sendo cerca de 80 empresas diferentes.



Vinda lá da Grécia, o Ouzo era uma bebida tradicional dos monges por volta do século 14. Com um sutil gosto de anis, ela é frequentemente comparada ao absinto, no entanto, seu teor alcoólico nem se compara, ficando entre 40 e 50%. No começo, seus efeitos não são sentidos e mesmo que a quantidade de álcool seja menor que a do absinto, é bem possível que ela derrube rapidamente o apreciador.



A Raki é resultado de duas guerras mundiais e a falência do regime comunista, só por aí você já começa a entender a potência desta bebida. A bebida popular na Turquia foi criada  como uma alternativa de bebida alcoólica durante os períodos difíceis. Com cerca de 60% de álcool, o destilado é proveniente da fermentação de frutas e pode resultar numa noite em branco e uma pesada dor de cabeça.



Uma bebida que nem sequer entra no ranking, porque afinal seria covardia, é o famoso Absinto. Popularizado por Van Gogh, o licor tem quase 100% de álcool em sua composição e é conhecido como a “bebida dos duendes”, pelo efeito alucinógeno que resulta em algumas pessoas. Por seu gosto forte ela tem de ser ingerida gelada e com um pouco de açúcar, mas cuidado que o consumo em excesso pode trazer prejuízos ao cérebro.

Imprimir