Imprimir

Notícias / Música

Música japonesa de instrumento milenar fazem parte da programação do 'Natal Feliz'

Da Redação - Isabela Mercuri

A segunda edição da programação do ‘Natal Feliz’, que acontece aos finais de semana de dezembro na Praça Aquidaban, em Várzea Grande, terá como uma das atrações um grupo de percussionistas de tambores japoneses, o ‘Hanabi Wadaiko’. A apresentação será no próximo domingo (18), e terá trinta minutos de duração, com quatro músicas no repertório.

Leia mais:
Artistas haitianos se unem e apresentam sua música, teatro e gastronomia em evento neste sábado

‘Hanabi Wadaiko’ foi criado com o objetivo de disseminar e preservar a cultura japonesa por meio da música. O grupo pertence à Associação Cultural Nipo Brasileira de Cuiabá, e utiliza instrumentos marcantes da história do Japão, como o Taiko, um dos mais antigos do país.

Em 2015, durante o primeiro Natal Feliz, o som do Taiko foi uma das grandes atrações. O instrumento milenar nasceu para demarcação de território, comandos de guerra de samurais, comunicação e cerimônias religiosas, e hoje é um dos símbolos mais importantes da cultura japonesa, presente em praticamente todas as manifestações e festividades, culturais e tradicionais do Japão.

Neste domingo (18), as canções apresentadas na festa falarão da natureza e da vida, com melodias e ritmos contagiantes acompanhados de flautas e instrumentos que marcam a percussão e propagação do ritmo japonês.
Imprimir