Imprimir

Notícias / Treinador Gil Melo

Treinador dá dicas de como incluir a academia na rotina

Treinador Gil Melo

Como incluo a academia na minha rotina? Iniciar é fácil: academia nova, planos atrativos, gente bonita e você se empolga a começar os e exercícios. Porém, os números mostram que a maioria das pessoas que desistem de academias o fazem no primeiro mês.

Leia também:
Treinador Gil Melo explica sobre o método da pré-exaustão

Educadores físicos de todas as partes do mundo afirmam: os resultados do treino são visíveis em 3 meses. Temos então um descompasso entre o tempo necessário para que o corpo responda aos exercícios e o tempo que o novo praticante dedica à atividade física.

O que fazer para ter uma rotina de treino?

O Século XXI é baseado numa aceleração de todas as atividades humanas – recebemos notícias em tempo real do outro lado do planeta, sabemos de descobertas científicas antes dessas começarem a ser utilizadas pelos médicos e engenheiros, nossos smartphone se tornaram fonte de informação imediata sem importar onde você esteja.

Enfim, estamos mais rápidos. O que as pessoas não observam é que a mente acelerou e o corpo continua na mesma velocidade do homem das cavernas!

A digestão não ficou mais rápida, nossa velocidade de reação não se modificou, a quebra de gordura continua respeitando o passo-a-passo dos nossos ancestrais que caçavam dentes-de-sabre. Portanto, podemos acelerar a mente o quanto quisermos, o corpo não acompanha a modernidade.

A questão de ficarmos ansiosos com resultados físicos não influencia a velocidade com que nossos corpos podem se modificar.

Dicas para a academia entrar na rotina

Coloque na agenda do celular a hora de ir TREINAR.

Transforme sua escolha de fazer exercícios num compromisso e pronto, tudo resolvido!

Proximidade

Escolha o local de exercitar-se perto de casa, do trabalho ou no caminho entre os dois. Facilitará sua troca de rotina se o local for de fácil acesso.

Mantenha sua mochila com roupas de academia no carro

Voltar para casa é a pior escolha, pois o sofá te pega e nunca mais você sai dali! Direto do trabalho ou estudo para o local do exercício físico!

Inicie devagar

Se você nunca se exercitou, faz muito tempo que não se exercita ou tentará um esporte novo, comece devagar. Construa gradualmente sua rotina e evite lesões. Comece com meia hora por 3 vezes na semana e vá lentamente aumentando. Mantenha sempre, pelo menos, um dia de descanso completo.

Respeite o aquecimento e volta à calma

Sempre aqueça antes de qualquer atividade física. Depois de terminar a parte principal da atividade, desacelere todos os movimentos e observe se seu batimento cardíaco está como antes do início, calmo.

Alongar antes ou após os exercícios tem sido polêmica entre os profissionais. Uma coisa é certa: sem alongamento, um dia você não conseguirá amarrar seus próprios tênis, pense nisso.

Beba água

Somos unânimes em afirmar: hidratar-se é fundamental para nossos corpos, principalmente quando há perda de líquidos através da transpiração. A dica é, beba água ANTES de sentir sede. Isso prevenirá que você se desidrate.

Escute seu corpo

Você conhece seu corpo melhor do que qualquer um. Um pouco de dor muscular é normal no início ou na troca de atividade e desaparecem normalmente entre 24 e 48 horas. Caso essas dores persistam, procure um médico desportivo.

Escute profissionais de educação física com experiência no esporte/modalidade que você escolheu

Seu colega tem um corpo incrível? Sorte dele! Caso ele tenha registro no CREF pode lhe dar alguma dica de treino. Se ele é apenas um daqueles abençoados por Deus que nasceram com corpos perfeitos e tem um abdômen incrível, isso não o autoriza a prescrever exercícios para você.

Prefira sempre profissionais devidamente registrados nos Conselhos de Educação Física e com experiência na área escolhida. Esse professores estudaram no mínimo quatro anos para escolher exercícios que respeitem sua individualidade biológica e que não lhe causem lesões. Escute suas dicas.

Escolha atividades que você goste

Avalie sua personalidade: tímido – vá para aulas de Yoga e Pilates, são atividades mais calmas, mas são  menos eficientes para se ficar em forma.

Gosta de música? Ciclismo Indoorvai te fazer feliz pois utiliza músicas de ótima qualidade, num volume de festa e suor garantido. É sociável? Aulas em grupo vão te enturmar rapidinho. Esportes são inúmeros: sozinho, com parceiros, time na mesma quadra, ou em quadra separada, você escolhe. O importante é estar feliz na escolha!

Compartilhe o que pensa com um profissional

A maioria das pessoas abandona a atividade física porque não gostou de algo e não contou para ninguém. Às vezes falta alguém reclamar, mesmo que seja de algo muito pequeno, para que esse “algo” mude ou melhore.

Nem sempre administradores de academia e centros desportivos percebem aquilo que te desagrada. Sua dica pode ser crucial para melhorar o serviço do seu ambiente de exercício.

Parece impossível? Quem disse que seria fácil? Se você quer modificações na sua vida, atividade física é um grande passo para essa mudança.

Comece devagar, deixe seu corpo absorver a nova rotina e seja feliz!
Imprimir