Imprimir

Notícias / Arquitetura, décor e design

Arquitectonica constrói historia em Cuiabá sobre as linhas retas da arquitetura contemporânea

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Foi em 1995 que os irmãos Alan e Abel Oliveira começaram a trabalhar juntos em Cuiabá, criando a Arquitectonica para desenvolver projetos em Mato Grosso. Hoje, localizada no bairro Santo Rosa, a empresa destaca-se pela excelência conquistada na arquitetura contemporânea.

Alan conta que ele e seu irmão saíram de Cuiabá na juventude para estudar arquitetura em São Paulo, concluindo juntos o curso. Depois de muitos estudos e estágios pela metrópole, resolveram retornar à cidade natal, onde abriram a empresa, inicialmente muito pequena.

Eduardo Mahon coleciona peças raras e vários nomes das artes visuais de MT

“Mas, nossa identidade arquitetônica sempre foi forte, desde o início. Moderna, limpa, clean, atributos da arquitetura contemporânea”, afirma Alan.

Ele explica que este tipo de estilo não carrega muitos elementos que marquem época, tampouco modismos. Dessa forma, uma das características mais interessantes dessa estética é a atemporalidade, não deixando uma obra “envelhecer”.

“Nosso objetivo é criar projetos que sejam atuais e atemporais, sem envelhecer. E isso é uma tendência mundial”, ressalta o arquiteto.

Além das características estéticas do estilo contemporâneo, Alan afirma que os benefícios são muitos. É um tipo arquitetônico que costuma minimizar custos e gerar menos gastos com manutenção.

Árvores frutíferas são tendência do paisagismo em casas e apartamentos

Há muitas partes internas integradas, menos paredes, grandes vãos, pés direitos altos, bastante utilização de vidro, além de muita iluminação e ventilação naturais, explica Alan.

Essas últimas, além de conforto térmico, proporcionam ao ocupante do espaço uma economia de energia.

O arquiteto ressalta que, além do estilo, um dos grandes diferenciais de mercado da Arquitectonica hoje é a utilização de softwares de ponta que auxiliam no desenvolvimento de projetos. “Fazemos apresentação 3D para o cliente, o que promove uma visualização muito mais adequada do projeto”, diz Alan.

A Arquitectonica desenvolve projetos para todos os segmentos, desde prédios e residências a obras comerciais. A empresa está localizada na Rua Maria Arruda Muller, nº 164, esquina com Rua Choffi, Bairro Santa Rosa. Contato: (65) 3623-6613.
Imprimir