Imprimir

Notícias / Diversão e Lazer

Réveillon de Cuiabá terá 15 minutos de fogos e 50% menos ruídos em respeito aos animais

Da Redação - Isabela Mercuri

O réveillon dos ‘300 anos’, que acontece no próximo dia 31 de dezembro, segunda-feira, na Orla do Porto, em Cuiabá, terá quinze minutos de show pirotécnico ininterrupto, mas com 50% menos ruídos em relação à festa do ano passado, em respeito aos animais, que normalmente se assustam com o barulho. O evento já começa neste sábado (29), terá uma extensa programação regional e shows nacionais, e entrada 100% gratuita.

Leia também:
Segundo lote de ingressos para o Réveillon do Uruguayo termina neste sábado


Todos os detalhes da virada foram compartilhados na tarde desta quinta-feira (27), em uma reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação. Segundo Francisco Vuolo, secretário de cultura, esporte e turismo, a questão do ruído foi uma das exigências do Ministério do Turismo, que custeou uma parte do evento. “Há uma determinação junto ao Ministério do Turismo pra dois trabalhos: um em relação à conscientização no aspecto social, em que vamos lançar uma campanha de combate à exploração sexual infantil - [ela] será anunciada e apresentada hoje e durante todo o evento - e também na grande virada. A queima dos fogos que vai durar 15 minutos, e nós teremos uma redução dos ruídos de até 50% do que ocorreu no ano passado, atendendo a questão da defesa dos animais. Ou seja, é um réveillon que congrega as atividades culturais, congrega shows, preparado pra receber o público e também pra poder fazer um evento sustentavelmente correto”.



Além do Ministério do Turismo, o réveillon terá patrocínio da loja Dona do Lar e da água Puríssima, além de recursos oriundos de uma emenda parlamentar do deputado Vitório Galli e cerca de R$850 mil da Prefeitura de Cuiabá. “É um réveillon que não é normal. É o réveillon dos 300 anos da cidade! Por isso a integração de esforços, tanto da nossa secretaria quanto das demais secretarias do município. Várias entidades envolvidas nesse processo, inclusive entidades federais como por exemplo o Ministério do Turismo, que disponibilizou recursos pra realização do evento, e por isso toda essa reunião de hoje, que é uma reunião de integração pra poder fechar todas as ações pra realizarmos uma grande festa pra população cuiabana”, completou Vuolo.

A programação neste sábado (29) começa com show nacional da banda Paralamas do Sucesso. No domingo (30) é a vez de Michel Teló, e na segunda-feira (31), Gino e Geno e Sambô. Ainda haverá várias atrações regionais.

Logística

A questão da segurança foi uma das principais preocupações da Prefeitura para a realização do Réveillon. Por este motivo, cerca de 150 policiais militares estarão distribuídos tanto na parte interna quanto na parte externa do evento. “A Polícia Militar é um parceiro da Prefeitura Municipal e está comprometida para o sucesso desse evento. Nós organizamos uma grande operação de policiamento pra garantir a segurança da população que vai comparecer lá. Estaremos empregando diariamente cerca de 150 policiais militares, que estarão distribuídos tanto na parte interna quanto na parte externa. Na parte externa teremos patrulhamento com viaturas, com motos, policiamento montado da cavalaria, e algumas viaturas montadas em pontos estratégicos. Já na parte interna teremos policiais distribuídos em todo o espaço. Nas portarias, ajudando nas revistas, fazendo patrulhamento interno, posicionados nas três torres, e isso com certeza vai garantir mais uma vez o sucesso do evento”, afirmou o Tenente Coronel Bastos, do Primeiro Batalhão da Polícia Militar.

Em relação ao trânsito, 30 agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) trabalharão diariamente para realização do evento. A partir das 17h haverá a interdição da região, desde o restaurante Jacá, na Avenida Beira Rio, até as proximidades do Mercado do Porto (altura da Treze de Junho).

Também haverá reforço do transporte público, das linhas: 303, 319, 601 e 321, desde as 17h até as 3h da madrugada. A ponte Julio Muller, que liga Cuiabá e Várzea Grande, ficará interditada das 23h45 até as 00h15 para a queima de fogos.

Somente poderão circular dentro do evento os vendedores ambulantes cadastrados, sendo que neste ano não haverá determinação em relação às marcas que devem ser comercializadas. Além disso, os ambulantes que normalmente trabalham nesta época na Praça Luiz Albuquerque e no entorno dela, serão deslocados para Rua 8 de Abril e 13 de junho, já que o palco central ficará mais próximo da praça e, assim, a movimentação de comércio na localidade poderia ocasionar acidentes e dificultar, por exemplo, a saída de ambulâncias. Não será permitida a entrada com comidas e bebidas.

Segundo Bruna Santiago, superintendente do Samu do estado de Mato Grosso, a saúde estará presente somente no dia 31, e nos outros dias atenderá por meio da central 192. “Fizemos reestruturações, planejamentos estratégicos internos pra gente conseguir atender o evento e estar presente principalmente no dia 31, que é o dia do evento. Infelizmente a gente faz comparativos e levantando os dados, entre as datas festivas de dezembro, os incidentes e traumas acontecem sempre no dia 31. Então nossa intenção é estar presente no evento pra dar mais segurança, apoio no quesito saúde, e a gente sempre tem, de maneira ininterrupta, 24 horas, nossa central do Samu que atende pelo 192”, explica.

Confira a programação completa do evento:

Sábado (29) 


20h: Xô Dito e Penélope
20h30: DJ Clayton sete
21h: Louvor e Aliança
21h40: Ana Rafaela
22h20: Heróis de Brinquedo
23h: Paralamas do Sucesso
00h30: Banda Loop
1h: Banda Terra

Domingo (30)

20h: Totó Bogeda e Pitu
20h: DJ Vsquinho
21h: Banda Rasqueia e Siriri, Roberto Lucialdo, Pescuma, Henrique e Cláudinho
22h30: Michel Teló
00h00: Scort Som e Lucianinho dos Teclados

Segunda-feira (31)

20h: Nico e Lau e Comadre Nhara
20h30: DJ Japão
21h: Anselmo e Rafael e convidada Liandra Polinski
22h: Gino e Geno
23h35: Programação da Virada
00:00: Show Pirotécnico (espetáculo cênico, contando a história de Cuiabá)
00h30: Sambô
Imprimir