Imprimir

Notícias / Cuiabá 300 anos

Parque é inaugurado com condecoração das primeiras 50 famílias cuiabanas

Da Redação - Isabela Mercuri

O ‘Parque da Família’ foi inaugurado no último sábado (13), e já está funcionando diariamente, das 5h às 22h30, bem atrás do Pantanal Shopping. No lançamento foram condecoradas 50 das 900 famílias que, ao longo dos 300 anos, ajudaram na construção da história da capital mato-grossense.

Leia também:
Parque terá “calçada da fama” para homenagear famílias cuiabanas, lago e espaço para animais

As outras famílias receberão as homenagens ao longo do tempo: a cada 15 dias, serão feitos sorteios também de 50 em 50. Segundo a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, os nomes dos homenageados serão todos expostos na entrada do parque, seguindo o estilo calçada da fama. “Estou muito feliz por ter contribuído, fazendo com que esse parque homenageie tanto aqueles que nasceram aqui quanto os que vieram de outras regiões e construíram suas vidas em Cuiabá”, destacou.

A obra custou aproximadamente R$ 4 milhões, sendo R$ 1,8 milhão aplicados pelo Pantanal Shopping e o restante de contrapartida do Município. O parque tem, no total, uma área de 32.000 m².

Localizado na Avenida Ver. Juliano da Costa Marques, o espaço beneficia diretamente milhares de moradores de bairros como Bela Vista, Canjica, Terra Nova, Dom Bosco, São Roque e outras comunidades vizinhas. “Toda essa área era um enorme lixão, tomado pelo mato e que oferecia um grande perigo para os moradores da região. Hoje, estamos vendo um sonho realizado ao conseguir transformar aquele espaço abandonado em um espaço que dará uma nova vida aos moradores da região. Alinhado a isso, promovemos a valorização de famílias tão importantes para Cuiabá”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A área possui trilhas internas para caminhada, campo de futebol, iluminação com lâmpadas LED, bancos e lixeiras, academias ao ar livre, chafariz interativo, pergolados e playground. Ainda fazem parte do complexo um grande lago de contemplação e um espaço especial para pets, denominado “ParCão”.

“Já estamos trabalhando para destravar o processo de concessão de dois quiosques que serão instalados no parque. Esses espaços serão cedidos à iniciativa privada para exploração comercial. Em troca, ganharemos parceiros que ajudarão na construção do banheiro, na instalação de bebedouros e também na manutenção do parque”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanos, Juares Samaniego. 

A obra foi coordenada pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Também tiveram participações as pastas de Planejamento, dos 300 Anos, e de Obras Públicas, que foi a responsável pelo trabalho de recuperação das vias de acesso. Sua construção contou com o empenho de mais de 100 trabalhadores.

Participaram da solenidade de inauguração os vereadores Misael Galvão (presidente da Câmara Municipal), Luis Claudio, Mário Nadaf, Marcos Veloso, Toninho de Souza, Marcrean Santos e Advair Cabral, além dos secretários municipais de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, de Plenejamento, Zito Adrien, de Governo, Carlos Roberto da Costa (Nezinho), de Ordem Pública, Leovaldo Sales, de Comunicação, Fausto Olini.
Imprimir