Imprimir

Notícias / Comportamento

Eclipse lunar parcial poderá ser visto em Cuiabá e todo o Brasil nesta terça-feira

Da Redação - José Lucas Salvani

Nesta terça-feira (16), o último eclipse lunar parcial deste ano poderá ser visto em Cuiabá e todo país, segundo o Grupo de Astronomia de Pernambuco (Astrope). Na capital, o estado “máximo do eclipse parcial” está previsto para às 17h30. 

Leia mais:
Eclipse solar será visível em Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso na próxima terça-feira

A lua cheia irá nascer parcialmente eclipsada à leste, sendo possível observar até o fim do fenômeno em todas as regiões do país. Além do Brasil, o eclipse também poderá ser visível em quase toda América do Sul, Austrália, África, Europa e parte da Ásia. 

De acordo com a Astrope, o início máximo será por volta das 17h30. O final da fase parcial será às 18h59. O eclipse parcial está previsto para se encerrar às 20h17. 

Este é o segundo eclipse que pode ser visto na região em menos de um mês. No dia 2 de julho, foi possível ver parcialmente um eclipse solar em Mato Grosso. Em Cuiabá, especificamente, a visibilidade foi de 33%.

O eclipse lunar será o último deste ano. O próximo está previsto para acontecer somente em 2022 em todo o país, de acordo com o G1. Na data, o eclipse lunar será total.
Imprimir