Imprimir

Notícias / Diversão e Lazer

Show de MPB em Cuiabá relembra sucessos de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins

Da Redação - Thaís Fávaro

O público cuiabano poderá conferir no próximo dia 9 de agosto, às 19h30, na Rua Estevão de Mendonça, 1650, bairro Morada do Sol, o espetáculo de MPB “Eu não posso lembrar que te amei”, um resgate musical e literário das tumultuadas carreiras artísticas do casal Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. O objetivo da organização é que o público participe e o espetáculo se torne uma roda de amigos em torno da música. Os ingressos custam R$ 50 e podem ser adquiridos através do telefone: (65) 3621-4555.

Leia mais
Instituto Ciranda apresenta concerto de clarineta e piano com o espetáculo Duo ClariaAr
 
A iniciativa é da revista Pixé e a criação do roteiro é do escritor e advogado Eduardo Mahon, que também será o comentarista e contador de histórias durante o espetáculo, “batendo bola” comos cantores Rita Cássia, Kael Nasser, DeizeÁguena e Gilberto Nasser, um grupo de primeiralinha que foi convidado para interpretar este repertório requintado, na companhia de grandes músicos, como Carlos Inácio no violão e Juliane Grisóliana percussão e vocal. Deize Àguena também assina a produção do espetáculo, que tem direção artística e arranjos musicais de Gilberto Nasser. O grupo ainda conta com o auxílio luxuoso do jovem músico Pedro Eduardo Trauer.
 
A dupla
 
Há cerca de 40 anos, o país era presenciava a maior briga de amor, explicitada através das ondas do rádio, jornais, revistas e a iniciante televisão. A maior estrela da música brasileira, a cantora Dalva de Oliveira e o grande compositor Herivelto Martins não mediram esforços e dores para compartilhar com seus fãs as mazelas de um casamento desfeito. Um enredo dramático com toques de tragédia foi perpetuado e gravado em discos de vinil, que até hoje estão por aí, dando testemunho dessa fulminante história de amor que teve seu final no início da década de 70 com a morte de Dalva de Oliveira. Calava-se ali a rainha do rádio e, na opinião de muitos, aquela que foi a maior cantora do Brasil de todos os tempos.
 
A triste história dessa briga tem outro lado curioso que rendeu muito dinheiro às gravadoras da época e um sucesso estrondoso para a carreira de Dalva. Herivelto veio em segundo plano, preterido pelo público que julgou e condenou o compositor por ter trocado Dalva por Lourdes, uma aeromoça desquitada, com quem viveu até seus últimos dias. Para ela, Herivelto deixou uma bela declaração em música, gravada por Nélson Gonçalves: “Eu amanheço pensando em ti, eu anoiteço pensando em ti, eu não te esqueço, é dia e noite pensando em ti”.

Essa é apenas uma das inúmeras canções que embalaram essa briga de famosos na primeira metade do século passado. Já no prenúncio da separação, Herivelto comporia e a própria Dalva gravaria “Caminhemos”, que inicia assim: “Não, eu não posso lembrar que te amei. Não, eu preciso esquecer que sofri”, e também a música “Segredos”, onde o compositor, ironicamente, obriga Dalva a cantar uma crítica a ela mesma: “Seu mal é comentar o passado. Ninguém precisa saber o que houve entre nós. O peixe é pro fundo das redes, segredo é pra quatro paredes. Não deixe que males pequeninos venham transformar os nossos destinos.”
 
E assim, essa briga musical segue gerando sucessos e ressentimentos profundos: “Errei sim, manchei o teu nome”; “Tudo acabado entre nós, já não há mais nada”; “Que será da minha vida sem o teu amor, da minha boca sem os beijos teus, da minha alma sem o teu calor?”; “Atiraste uma pedra no peito de quem só te fez tanto bem.”
 
Tempos depois, Dalva pediu paz e hasteou “Bandeira branca”, mas já era tarde demais. Ela estava de partida e nem ouviu Herivelto cantar: “Não falem dessa mulher perto de mim.” Porém, para você que ficou curioso, dá tempo de se programar e convidar os amigos para apreciar este espetáculo único e inusitado, onde certamente não faltarão motivos para se emocionar e divertir.
 
SERVIÇO
 
O QUÊ: Show de MPB “Eu não posso lembrar que te amei” – As músicas
               inesquecíveis de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira
QUANDO: sexta-feira (9)
HORÁRIO: 19h30min
ONDE: Rua Estevão de Mendonça, 1650 / Morada do Sol
RESERVAS ANTECIPADAS POR TELEFONE: 3621-4555 e 3621-2624
Imprimir