Imprimir

Notícias / Arquitetura, décor e design

Prefeitura inicia ‘visitas técnicas’ na Casa de Bem-Bem para mostrar restauração de ponto histórico dos 300 anos; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

A Prefeitura de Cuiabá iniciou, nesta quarta-feira (28), uma visita técnica às obras de restauração da Casa de Bem-Bem (também conhecida como Casa de Nhô Nhô de Manduca), que desabou em 2018, após fortes chuvas que caíram sobre a capital mato-grossense. A intenção é mostrar o trabalho que está sendo feito para preservar a história do imóvel e também para que a população em que pé estão os trabalhos.

Leia mais:
População poderá fazer ‘visitas técnicas’ à Casa de Bem-Bem a partir de setembro
 
A restauração faz parte do PAC Cidades Históricas e é financiado com recursos municipais, já que é considerada uma prioridade no Centro Histórico. “A Casa de Bem-Bem dispensa comentários do que representa para Cuiabá. Tem uma importância muito grande nestes 300 anos da cidade, principalmente pela sua família e atividades que eram desenvolvidas naquela propriedade”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Vuolo.
 
“A parte mais crítica, nós já vivemos. Iniciamos o processo de sua restauração original, para poder atender o que está no projeto. Decidimos, em conjunto com todos os órgãos, oportunizar a sociedade de conhecer, tecnicamente, o que está acontecendo com a Casa de Bem-Bem. Nunca houve uma situação de um imóvel tombado assim cair e ter uma obra deste porte para restaurá-lo”, explicou o secretário.
 
As visitas técnicas, em grupos de até 15 pessoas, serão feitas toda quarta-feira, a partir das 8 horas. Para se cadastrar, os interessados devem entrar em contato com a prefeitura de Cuiabá, através de um e-mail que ainda será divulgada pelo município nesta semana.
 
“Quando tudo aconteceu, a empresa não deixou de cumprir a responsabilidade, tomou ações rápidas. Depois disto, entrou o Ministério Público (MPMT), foi iniciado um rearranjo diante deste fato novo. Detalhes técnicos foram estudados, decisões foram tomadas, foi um rito extremamente complexo, e o projeto será iniciado em 2019”, disse o secretário.
 
Com a obra emergencial, os trabalhos poderão ser executados até em dia de chuva. Ao todo, serão três etapas: obras emergenciais; restauração e retorno ao projeto inicial, onde será reiniciado o que estava travado em 2017.
 
“Empresa ou quem teve culpa [pelo desabamento] será responsabilizado. Levantamento foi feito, repassado para Controladoria, e será responsabilizado o culpado pela queda de parte do imóvel. Multa ou indenização, não sei ainda, mas será feito. Alguém foi culpado por isto ter acontecido. É algo de recurso público, então, isto não pode deixar de ser ressarcido. De que forma, não sei, isto o jurídico é quem vai decidir”, completou o secretário.
 
A casa retratava, na sua majestosa construção, todo o aconchego e receptividade do povo cuiabano. Dona Bem Bem, ou Constança Figueiredo era, dentre os 13 irmãos Novis Figueiredo, a mais popular.  Os festeiros de São Benedito realizavam as festas isoladas em suas residências, com muita fartura.
 
“As pessoas terão a oportunidade de ver como eram construída as casas antigamente, até porque essa casa vai ser reconstruída no mesmo formato que foi construída há séculos”, finalizou Vuolo.
Imprimir