Imprimir

Notícias / Dra. Ana Paula Barbosa - Odontologia

Harmonização Oro Facial: procedimentos estéticos podem valorizar seu sorriso

Dra. Ana Paula Barbosa

A Harmonização OroFacial (HOF)é uma especialidade da odontologia que busca principalmente valorizar o que o sorriso e as expressões faciais têm de mais belo, de mais harmonioso. É considerada também como uma alternativa para frear o processo de envelhecimento facial para que a luz do sorriso bonito, sempre o objetivo de qualquer tratamento, fique sempre presente em faces mais harmonicas. A Odontologia sempre se preocupou com a função mastigatória, com a saúde bucal, com o belo, com o “sorrir sem medo” e atualmente vem com novos conceitos e técnicas para que haja mais valorização de tudo isso, e sempre para que o contexto do sorriso seja mais valorizado através da bioplastia.

Leia também:
Entenda a 'Endocardite Infecciosa' e a relação entre o coração e a boca


Vários procedimentos estéticos orofaciais são oferecidos hoje em dia e estes estão cada vez mais acessíveis. Dentre estes, alguns são cirúrgicos, outros, como os biomateriais, tratam tanto da hidratação facial agindo na amenização do envelhecimento, até a volumização que realça a face tornando-a mais atrativa, estimulando a auto estima.

Antes de qualquer um destes procedimentos é importante hidratar e analisar o que a face tem de naturalmente melhor.

Hoje começaremos uma série de reportagens indicando os principais tipos de procedimentos oferecidos pela HOF.

São os procedimentos:

Não cirúrgicos

Aplicação de toxina botulínica – a toxina botulínica tem sido usada há vários anos com objetivos estéticos e terapêuticos. Ela atua fazendo um relaxamento muscular temporário (média de 6 meses), fazendo com que a pele fique sem as rugas que os músculos da expressão facial causam. O objetivo destas aplicações, além de postergar o envelhecimento, é deixar o sorriso mais harmonioso com técnicas de correção de sorriso gengival, por exemplo. Um detalhe importatíssimo e procurado por várias pessoas. A toxina botulínica também é utilizada para tratamento de bruxismo e apertamento noturno. Com o advento da técnica de localização dos pontos motores desenvolvida pelo Professor Dr. Marco Matrone, a aplicação de toxina botulínica ficou mais precisa com a utilização de menos quantidade de pontos, diminuindo assim tanto a toxicidade desta no organismo quanto os custos.

Preenchimento com PRP (plasma rico em plaquetas) o PRP, que é obtido pelo sangue do próprio paciente, tem sido utilizado há mais de 20 anos em odontologia para cirurgias de reconstrução óssea, implantes. O objetivo da utilização na implantodontia é o de aceleração do processo cicatricial do implante e é comprovado que este atua como células tronco nos tecidosorais e faciais, as plaquetas têm o poder de se diferenciar em células que determinado local precisa e assim, fazer a função destas. As pesquisas estão aceleradas em relação a este procedimento, mas já sabemos que a aplicação oro Facial do PRP deixa a pele hidratada, temporariamente preenchida e linda!

Lipólise Enzimática Induzida de Papada é a redução da quantidade excessiva de gordura  sub mentoniana , através  da aplicação do ácido deoxicólico que é um procedimento eficiente, baseada em evidências científicas e invasividade mínima e controlada.
 
Preenchimentos com ácido hialurônico são preenchimentos cada vez mais utilizados, auxiliando na diminuição dos efeitos ESTÉTICOS-FUNCIONAIS causados pelo envelhecimento. Como o objetivo é proporcionar à derme um estado e função original e juvenil, os preenchimentos podem dar uma aparência mais natural quando comparados aos resultados dos procedimentos cirúrgicos. Os preenchimentos são utilizados para eliminar ou atenuar as linhas cutâneas, melhorar cicatrizes, dar volume e contorno aos lábios e substituir a perda de volume dos tecidos moles, melhorando a função.
 
Procedimentos Cirúrgicos

Bichectomia ou lipectomia facial é a remoção de uma estrutura gordurosa da face que fica nas bochechas chamada bola de Bichat. Este procedimento pode ser feito com anestesia local em consultório, dura em média 30 minutos e faz com que o rosto fique com aparência mais alongada, mais fino.

Lifting labial (levantamento do lábio) é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo aumentar os lábios corrigindo imperfeições como lábios finos, ou lábios que escondem os dentes anteriores. É um procedimento feito com anestesia local em consultório, e dura em torno de 40 minutos.

Cirurgia Ortognática é a cirurgia que corrige as deformidades ósseas da face como prognatismo mandibular (mandíbula para frente) ou retrognatismo mandibular (queixo para trás). São Cirurgias realizadas em ambiente hospitalar e têm o objetivo de deixar a face harmonica através da correção das proporções dos ossos da face.

Mentoplastia ou Plástica do queixo é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de correção do queixo, podendo assim aumentar ou diminuir seu tamanho. Pode ser realizada em consultório sob anestesia local, mas sempre preferimos em ambiente hospitalar para melhor conforto dos pacientes.

Lipoaspiração de papada é um procedimento que pode ser realizado sob anestesia local em consultório e tem duração de mais ou menos uma hora.

*Ana Paula é cirurgiã bucomaxilo facial plantonista do Pronto-Socorro Municipal (PSM), professora de residência em Cirurgia Buco-maxilo-facial no Hospital Universitário (HGU), mestre pela Universidade de Cuiabá (Unic) em Ciência Odontológicas, e doutora pela Universidade de São Paulo (USP).
Telefones (65) 3052-4696 e (65) 99233-4696
Atendimento: Av.
 Dr. Hélio Ribeiro, 525. Bairro Paiaguás. Edifício Helbor Dual Business, sala 1506.
Imprimir