Imprimir

Notícias / Literatura

Cultura lança edital de premiação para obras literárias e projetos de fomento à leitura

Da Redação - Arthur Santos da Silva

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) lança nesta terça-feira (29) o Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense. O evento será às 19 horas, no Palácio da Instrução, e a cerimônia será aberta ao público. Com investimentos de R$ 600 mil, a iniciativa premiará 30 obras mato-grossenses e projetos literários de fomento à leitura em todo Estado.  

Leia também
"Sarau das Minas' e final estadual do 'Slam do Capim Xeroso' acontecem em Cuiabá neste final de semana


A solenidade de lançamento contará com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec Benitez, e do adjunto de Cultura, José Paulo Traven. Na ocasião, o governador será empossado como presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

“Este é mais um edital lançado por esta gestão, dessa vez, voltado para a literatura de Mato Grosso, que é, sem dúvida, uma das áreas mais importantes da nossa cultura, pois valoriza e contribui para as letras, a arte, a história e a geografia mato-grossense, além de fomentar a produção científica, o mercado editorial e promover o conhecimento”, destaca o secretário Allan.

A publicação do edital será feita no dia do lançamento, 29 de outubro, no Diário Oficial do Estado e no site da Secel. As inscrições ficam abertas até 12 de dezembro. Ao todo, serão premiadas 15 obras literárias distribuídas entre prosa, poesia, juvenil, infantil e revelação, e mais 15 projetos de fomento à leitura, nas categorias contador de história, mediador de leitura, formação de mediadores e oficina literária.

“Este é um prêmio muito esperado pela classe e estamos muito felizes por conseguir colocar este edital na praça. Um diferencial é que, além de incentivar a publicação dos livros, vai fomentar a aquisição e a distribuição das obras, e, claro, a prática da leitura”, comenta o secretário Allan.

O edital também vai prever a descentralização dos recursos, de modo que 60% das propostas premiadas deverão ser de escritores, artistas e produtores de municípios do interior do Estado. Os outros 40% serão distribuídos entre os municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger). O resultado final será divulgado em fevereiro de 2020.
Imprimir