Imprimir

Notícias / Diversão e Lazer

Museu de História Natural terá oficinas de máscaras indígenas, escultura em argila e mais para crianças

da Redação - Isabela Mercuri

Crianças de 6 a 12 anos podem participar, entre os dias 15 e 18 de janeiro, de diversas oficinas de férias no Museu de História Natura Casa Dom Aquino. As atividades vão desde produção de máscaras indígenas até escultura em argila.

Leia também:
Férias no Sesc tem oficinas, jogos, brincadeiras e apresentações gratuitas
 
Para participar, é necessário fazer inscrição e pagar uma taxa de R$50 por três horas de atividades. As oficinas serão de: Máscaras Indígenas Waura, Stencil, Escultura em Argila, Tintas da Natureza e Rosa dos Ventos.
 
A Casa Dom Aquino fica na beira do rio Cuiabá, e abriga desde 2006 o Museu de História Natural Casa Dom Aquino, que traz uma exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia.
 
O local conta com vasta programação cultural, que ocorre durante todo o ano nos espaços abertos. O museu é gerenciado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso, e conta com um amplo acervo de peças, distribuídas entre a exposição aberta ao público e peças salvaguardadas cuidadosamente na Reserva Técnica.
 
Contendo fósseis de animais já extintos, as peças da exposição representam a evolução biológica através das eras geológicas e arqueológica, e artefatos produzidos pelo homem desde a pré-história até os dias atuais.
 
Conheça mais sobre cada uma das oficinas:       

Oficina de Papietagem – Máscaras Indígenas Waura 


A papietagem consiste na aplicação de diversas camadas sobrepostas de jornal e revistas que, coladas sobre uma base, que depois de seca, forma uma estrutura firme. Por meio desta técnica, as crianças poderão reproduzir Máscaras Waura, com reutilização de materiais recicláveis, para sensibilizar sobre a importância da cultura indígena e despertar a consciência ambiental, para, posteriormente, receber pinturas manuais.

Oficina de Stencil – camisetas ou mural 

É uma técnica utilizada atualmente nas artes urbanas, muito apreciada pelos jovens. É também ferramenta de criação para estamparia em roupas e objetos de decoração. Nesta atividade, as crianças criarão seus desenhos, moldes vazados e confeccionarão estampas em suas próprias camisetas, o mesmo nos muros do museu, utilizando motivos relacionados com a temática deste espaço cultural, como contornos de fósseis, silhuetas de dinossauros, pinturas e máscaras indígenas, dentre outros.

Oficina de Escultura em Argila – dinossauros e artefatos indígenas
 
A escultura é uma das formas de expressão mais antigas da humanidade. Sua prática estimula a percepção estética tridimensional. O contato com a argila possibilita a sensibilidade e a criatividade. Nesta oficina, as crianças conhecerão algumas esculturas de dinossauros e artefatos indígenas (bonecas karajás, potes e outros) e farão experiências, com suas próprias mãos.

Tintas da Natureza
 
As crianças irão aprender a utilizar pigmentos naturais com aglutinantes e fixadores naturais, atóxicos e de fácil manuseio, como sal, cola, farinha de trigo e quiabo. Os substratos naturais que oferecerão as cores às tintas naturais são variados: cascas de cebola roxa, chá mate, colorau, areia, entre outros. Contaremos com momentos expositivos sobre concepção de pigmentos naturais e artificiais, confecção de pigmentos naturais e teste dos pigmentos sobre papel sulfite.

Rosa dos Ventos 
 
Pistas de orientação, noções básicas de orientação por bússola, pontos cardeais e confecção de bússola caseira.
 
Serviço

Oficinas de férias no Museu Casa de Dom Aquino
Outras informações: casadomaquinomuseu@gmail.com ou (65) 3634-4858/3052-8062.
Inscrições AQUI
Imprimir