Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Voluntários realizam ‘plantão psicológico’ gratuito no Parque Mãe Bonifácia

da Redação - Isabela Mercuri

Uma vez por mês, aos domingos, um grupo de voluntários realiza, desde setembro de 2019, um ‘plantão psicológico’ no parque Mãe Bonifácia. O objetivo é oferecer apoio e orientação a pessoas que estão precisando de ajuda. O próximo encontro acontece neste domingo (16), das 8h às 10h.

Leia também:
Não é falta de Deus: depressão tem tratamento e cura; Veja onde conseguir atendimento social!

A ideia do projeto foi das psicólogas Cinthia Farinha e Mauriene Tizzo. Elas se conheceram na faculdade, e decidiram criar a ‘Escuta no Parque’ inspiradas em uma iniciativa semelhante que é realizada em São Paulo, a ‘Escuta na Grama’.

“A gente sabe dessa dificuldade, que muita gente acha que psicologia está para loucos, que tem que estar em surto, e não é bem assim. Além de a gente saber da necessidade que há, porque os órgãos públicos não dão conta da demanda”, explica Cinthia. Segundo ela, a ideia é levar a psicologia para mais perto das pessoas. “Claro que não temos como salvar tudo e todos, mas [a ideia é] sanar um pouco dessa demanda”.

No total, o grupo tem 40 voluntários, mas cerca de dez participam por final de semana. Os atendimentos duram de 40 minutos a uma hora, e para participar basta preencher um formulário rápido no local.

A psicóloga explica, no entanto, que este atendimento não corresponde a uma terapia – e que o projeto também não é para que os profissionais ‘vendam’ seus consultórios. “É um plantão psicológico, uma acolhida orientativa, para trabalhar uma demanda que é possível ser feita naquele momento. Tanto que nós temos os dados das redes públicas e escolas que atendem a preços simbólicos [para indicar]”.

Para quem for psicólogo e quiser ser voluntário do projeto, basta acessar o INSTAGRAM e enviar uma mensagem direta, que a equipe entrará em contato. Já para quem quiser o atendimento, basta ir até o Parque nas datas detalhadas abaixo (na galeria) entre 8h e 10h.
Imprimir