Imprimir

Notícias / Turismo

No 'Dia Mundial da Água', Rede de Hoteis reafirma política de sustentabilidade em suas unidades

Da Redação - Isabela Mercuri

A Rede de Hoteis Mato Grosso reafirma, esta semana, sua política de sustentabilidade nas seis unidades que integram o grupo. No último domingo (22) foi comemorado o ‘Dia Mundial da Água’, e os hotéis fizeram questão de lembrar seus inúmeros programas sustentáveis, tais como economia de energia, de água, reciclagem ambientalmente adequada de resíduos, treinamentos em educação ambiental, Ecoaulas com comunidade local e Ecofeiras, entre outras. 

Leia também:
Cine Teatro disponibiliza programação online com produções regionais e nacionais
 
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um esforço para colocar em pauta questões essenciais que envolvem a sustentação da vida, com a necessidade de preservação dos recursos naturais.
 
O planeta Terra é composto por mais de 70% de água, sendo 97,4% desse volume nos oceanos, e 2,6% água doce presente em rios, lagos e nas represas. Mato Grosso é um dos lugares com maior volume de água doce no mundo. Inclusive, o Cerrado é considerado a caixa d'água do Brasil por conta dos seus inúmeros rios, aquíferos e nascentes.
 
Segundo o gestor ambiental responsável pela rede de Hotéis Mato Grosso, Joab Almeida da Silva, alguns empreendimentos da empresa estão localizados em unidades de conservação, mantidos com gestão ambiental plena onde o turista admira o cuidado com o meio ambiente, como é o caso do Hotel Mato Grosso Águas Quentes, localizado dentro de uma área  natural.
 
"O Parque Estadual Águas Quentes foi a primeira unidade de conservação do Estado e possui papel sagrado por abrigar grandes e importantes nascentes. Assim, a rede de Hotéis tem todo o cuidado com a manutenção da área, disciplinando suas atividades por meio de um sistema de gestão certificado ISO 14001, para controlar os impactos da visitação e das atividades sobre os recursos hídricos nessa unidade de conservação", afirma.
 
O hotel estabeleceu o critério de monitoramento da qualidade dos recursos hídricos através da coleta trimestral da análise da água do rio e da análise dos afluentes que são emitidos para comparar com os padrões da legislação vigente. "Dessa forma verificamos se não há nenhum tipo de poluição na região", completa o gestor.
 
O Parque Estadual Águas Quentes também é conhecido pelas águas termais, com temperaturas que variam entre 37 e 42 graus, que possuem propriedades terapêuticas e relaxantes. As águas quentes surgem de um processo natural do caminho das águas das chuvas, que infiltram no subsolo e vão esquentando à medida que descem, devido ao calor natural da terra.
 
"A água é a maior e melhor transportadora e transformadora de matéria. Sem a água, a vida no planeta não seria possível, tanto é que só o sol não consegue sozinho produzir vida, portanto, água é vida", reforça Joab.
 
Ainda segundo o gestor, o Cerrado recebeu o título de ‘caixa d'água do Brasil’ devido às suas características geográficas, localização no centro do país e vegetação com raízes volumosas. O Cerrado é a principal fonte de abastecimento de água e de energia elétrica para inúmeras regiões brasileiras. "O Parque Águas Quentes, por estar numa região de chapadas e morros, faz com que haja o surgimento de diversas nascentes e corpos d'água que escoam para outras regiões, como para o Pantanal”..
 
O Pantanal é a maior área alagável do planeta, considerado pelo Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. "No Pantanal, a inundação trazida pelas águas da chuva cria um habitat único, essencial para o surgimento de várias espécies de animais e plantas. No período de cheia, as águas dos rios invadem as planícies, proporcionado a troca de nutrientes importantes para manutenção da vida na região ", finaliza.
Imprimir