Imprimir

Notícias / Música

Em isolamento, músicos brasileiros pelo mundo se ‘unem’ e tocam ‘The Prayer’

Da Redação - Isabela Mercuri

‘The Prayer’, ou ‘A Oração’, foi a escolha do músico Rafael Carmo quando recebeu o convite do violinista cuiabano Yllen Almeida para unir músicos de todo o mundo para tocar juntos uma canção de esperança. O clipe foi divulgado na última quarta-feira (15), e já é usado, inclusive, para conseguir ajudar aos brasileiros que não conseguem voltar a seu país de origem.

Leia também:
Cia Sinfônica faz live de Páscoa com músicas sacras e clássicos mundiais
 
“A gente tem visto várias orquestras do mundo inteiro fazendo vídeos, mas eu não tinha visto nada em questão de união dos países”, explicou Yllen ao Olhar Conceito. Segundo o violinista, ele conversou com um amigo que mora em Paris, Rafael Carmo, e por meio deste, encontrou os outros seis brasileiros que vivem pelo mundo. Somente um dos participantes é de outra nacionalidade, o espanhol Pablo Pietro.
 
Rafael fez o contato com os músicos, e Yllen, que é produtor da Cia Sinfônica, convidou Leoni D’Adderio, que mora em Londres, para fazer o arranjo da música. “Eu precisava de um arranjo pros violinos, porque é uma canção para duas vozes. A gente fez a parte instrumental. Esse músico que mora em Londres fez o arranjo e eu enviei para cada um”, explicou.
 
Com as instruções passadas por Yllen, cada artista gravou sua parte da canção em vídeo, e enviou de volta. A edição ficou por conta de Alvaro Carvalho e Jorge Motta. “O complicado na verdade foi eles [os músicos] terem tempo, porque cada um está passando por suas dificuldades”.
 
Segundo o cuiabano, uma das violinistas está, inclusive, usando o vídeo para tentar arrecadar fundos e conseguir pagar seu aluguel por meio de uma vaquinha. A ideia deles, agora, é fazer mais vídeos e enviar junto com uma conta bancária para quem puder ajudar. “Tem gente que já acabou seu alimento. Alguns ainda conseguiram auxilio do governo”, lamenta. “Nós músicos estamos sofrendo muito com isso tudo, porque seremos os últimos a voltar. Tocamos em casamentos, aglomerações, bares e restaurantes, então esta bem complicado”.
 
Participaram do projeto Ana Valentim (Itália), Daniela Mars (Inglaterra), Dhiego Lima (Portugal), Lucas Guedes (EUA), Mariá Rodrigues (Itália), Pablo Prieto (que é espanhol), Rafael Carmo (França) e Yllen Almeira (Brasil.
 
Sobre a canção escolhida, o cuiabano declara: “É uma oração, fora que é uma das mais belas musicas conhecidas, gravada pelo Boccelli. A gente está tentando, através da música, orar para que isso tudo passe logo”, finaliza.

Assista:

Imprimir