Imprimir

Notícias / Artes visuais

Elenco da Zumzum faz show baseado nas Divas dos anos 70 no ‘Festival Cultura em Casa’

Da Redação - Isabela Mercuri

O elenco da lendária casa noturna cuiabana Zumzum Bar Disco realiza, nesta sexta-feira (22), um show online baseado nas divas dos anos 70, como Donna Summer, Tyna Turner e Diana Ross. A apresentação, que também homenageará a ‘Boate Studio 54’, de Nova York, berço da discoteca do mundo, faz parte da programação do ‘Festival Cultura em Casa’, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Leia também:
Almerinda se apresenta em live solidária para arrecadar doações a artistas e profissionais de eventos

Durante toda a semana, o festival traz produções audiovisuais, música, performances e debates de artistas e pautas LGBTI+, que ajudam a dar visibilidade aos desafios e conquistas da luta pelo direito à diversidade, contra a violência e o preconceito.

A agenda a acontece na semana em que se celebra o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia. Referência simbólica da luta pelos direitos LGBTI+, o dia 17 de maio relembrou a data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças.

Segundo o superintendente de Políticas Culturais da Secel, Jan Moura, ter a cultura LGBTI+ representada no festival vai além de pensar a diversidade, mas refere-se, principalmente, a garantir a cidadania e contribuir com a ampliação da compreensão de mundo de toda a sociedade.

“Cultura tem a ver com modos de existir, fazer e pensar, e o papel da Secretaria é acolher todas as formas existência, expressão e pensamentos. Quando damos visibilidade à existência de públicos invisibilizados socialmente, cumprimos o dever de olhar para todo tipo de manifestação cultural e colaboramos com a luta contra os preconceitos e a homofobia”.

Outras atrações

Além deste show, o festival traz na quinta-feira (21), às 19h, o documentário “O Amor Transforma” que conta a história de vida de Naelly, mulher trans, moradora do bairro Dom Aquino, com cobertura de seu dia a dia e depoimentos de familiares. Na sexta-feira (22), às 16h, também acontece a palestra “Representatividade LGBTQIA+ no cinema e audiovisual” aborda as vivências, vulnerabilidades e perspectivas no mercado de trabalho. 

O Festival Cultura em casa começou no último dia 13 de maio e já trouxe apresentações de música gospel, danças regionais, cultura afro-brasileira, oficinas e debates diversos, literatura, performances com DJs, espetáculos circenses e shows de artistas consagrados e menos conhecidos. 

“Cultura é aquilo que nos diferencia e que nos define enquanto seremos humanos, é tudo aquilo que gera identidade. Além de ajudar os produtores culturais mato-grossenses nesse período de pandemia, a Secretaria quer mostrar a cultura de forma ampliada, valorizando todos os espaços”, ressalta o superintendente da Secel.

A programação prossegue até domingo (24), com oficina de violão, cavaquinho e banjo para iniciantes, apresentações teatrais, shows musicais que vão do sertanejo ao rock e blues, e palestras variadas. 

As lives estão sendo transmitidas diretamente das redes sociais dos artistas. Toda a programação e os respectivos endereços de transmissão estão disponíveis no site www.festivalculturaemcasa.com.br
Imprimir