Imprimir

Notícias / Cinema

Coletivo Quariterê abre inscrições para mostra de Cinema Negro de Mato Grosso

Da Redação - Isabela Mercuri

Curtas, médias e longas, de todos os gêneros, lançados entre 2017 e 2020 e feitos por produtores e/ou realizadores negros podem se inscrever, até o próximo dia 30 de julho, na V Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso. O evento será realizado online, entre os dias 6 e 13 de setembro de 2020, através da plataforma do Coletivo Audiovisual Negro Quariterê.

Leia também:
Coletivo MT Queer lança minissérie sobre homofobia no ambiente de trabalho
 
Não há limitações de tempo nas produções audiovisuais, que podem ser de ficção, documentário, animação, experimental ou videoclipe. Neste ano, o tema da mostra é Sobre(vivência) e foi escolhida para falar da resiliência do povo negro e de estar dentro de um sistema que cada vez mais coloca a negritude e a arte como inimigos.

Segundo o coletivo, “O cinema negro no Brasil tem, desde seu nascimento, a força motriz do antiepistemicídio, do antirracismo e da construção de novas potências de viver. Sobrevivemos sabendo que nossos corpos e ideias são os alvos, buscando na ancestralidade os exemplos para (re)construir nossas histórias e (sobre) viver às dificuldades”.

O objetivo da mostra é refletir sobre o protagonismo negro no audiovisual, além de ser uma resposta aos anseios de produtores afrodescendentes do Estado de Mato Grosso, que buscam dar visibilidade à produção audiovisual negra regional e nacional.

Ela já acontece há cinco anos, e é a única do gênero no estado. “Salvaguardar esse evento anual é dialogar com as necessidades, discutir as vivências e estratégias de sobrevivência em um estado fora do eixo. O cinema, enquanto agente transformador de vidas, precisa ter uma parcela de representação nas vidas dessas pessoas e não alimentar estereótipos da representação dos negros no cinema”, completa o coletivo.

Em anos anteriores, a mostra já teve como convidadas especiais Joyce Prado (APAN) e Adélia Sampaio, primeira negra a dirigir um longa-metragem no Brasil. Em 2019, o coletivo homenageou o professor, militante, antropólogo e cineasta Dr. Celso Luiz Prudente.

Além da mostra, mensalmente é realizada a Sessão Afrocine, em parceria com o Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de sessões em escolas públicas de Cuiabá, comunidades quilombolas e cidades do interior do estado.

Em tempos de quarentena, o coletivo lançou também o canal QuariTV no YouTube e IGTV, com entrevistas de personalidades negras sobre arte, saúde mental e isolamento social.

Serviço

Inscrições e regulamento: http://www.quaritere.com.br/
Imprimir