Imprimir

Notícias / Gastronomia

Restaurante Serafina conquista Cuiabá com gastronomia Italiana legítima

Da Redação - Bruna Bom

Já foi descortinado aos mato-grossenses que o Serafina é uma das mais aclamadas redes de restaurantes cosmopolita do mundo, um dos motivos é o fato de que a culinária italiana faz parte do ranking de uma das gastronomias mais apreciadas no planeta. Em pesquisas de opinião é comum a cozinha italiana configurar no topo da lista da preferência, não é difícil de entender esse cenário, claro que os imigrantes italianos estão espalhados pelo globo, e tradicionalmente levam sua alegria e disseminam seus pratos com ingredientes simples, porém saborosíssimos. 

Leia mais:
Em Cuiabá, restaurante Serafina é guardião mundial do Nhoque da Fortuna


Os brasileiros têm entre os principais pratos italianos a pizza como o mais amado, e também massas frescas, como o popular espaguete. Porém, nem todo restaurante que oferece massas possui uma legítima gastronomia italiana, e por esse motivo o consumidor pode acabar levando “gato por lebre”.


Foto: Serafina

Para entender essa confusão, o expert em cozinha italiana e o gestor do restaurante Serafina, Ronaldo Poiatti explica. “A gastronomia italiana conquistou o paladar do mundo inteiro porque é simples, porém com um sabor viciante, como os molhos 100% artesanais, massas delicadamente elaboradas, queijos frescos e artesanais, e embutidos na mesma linha, azeites de oliva. Ou seja, um casamento perfeito de simplicidade e explosão de sabores”, conta.

“Porém não basta ter pizzas e massas em um cardápio para taxar um restaurante com bandeira italiana. O fato é que os brasileiros, por exemplo, fizeram inúmeras adaptações nesses pratos,descaracterizando assim o jeito italiano de produzir alimentos”, explica Poiatti. 

Ainda de acordo com o gestor, em Cuiabá, por exemplo, é raro um cardápio em restaurantes que seja legitimamente italiano, um dos motivos que tornam o Serafina a casa mais procurada por quem deseja de fato, apreciar essa culinária. “Temos um cardápio 100% italiano, e do jeito italiano de preparar, com ingredientes que são empregados da mesma forma que as gerações mais conservadoras italianas o fazem. A casa não adaptou os pratos, nem tampouco pouco fez uma releitura das massas, mas segue religiosamente a cultura e a gastronomia do povo que fez o globo de render a seus sabores”, finaliza Poiatti. 


Foto: Serafina

O cardápio da casa traduz bem a perspectiva de Poiatti, que conta com a percepção desta concepção legítima, sem “adulterações”. As entradas são ditadas por queijos apreciados, tenros, embutidos, caponatas e antepastos. Já os pratos principais, as massas frescas, por recheios do mediterrâneo, como cogumelos, molhos artesanais, camarões e limões mais nobres. 

É quase unanimidade na casa, por exemplo, o primeiro pedido ser por uma estonteante burrata. Ainda no cardápio, estão as pizzas como Tartufo Nero, um deslumbre saboroso, com queijo italiano, azeite trufado e lascas de trufas negras, uma especialidade. Ainda tem as queridinhas da casa, Marguerita e Bianca, com esta última despertando paladares mais exigentes, com ingredientes como mussarela de búfala, gorgonzola, cogumelos salteados ao vinho branco, bacon e azeite trufado. 

A casa é um presente para o Estado, a bandeira foi trazida pelo empresário Amir Maluf, que desponta por implementar em Cuiabá produtos e serviços que até então estavam presentes apenas em grandes centros urbanos e outros países. 

“Cuiabá e o nosso Estado merecem usufruir da mesma qualidade e padrão de serviços que os paulistas, cariocas e nova-iorquinos têm. Na terra do agronegócio não podemos continuar apenas com mais do mesmo, tenho como meta colocar Cuiabá no roteiro de capitais que vale a pena conhecer, estamos apenas no início da construção deste projeto. Por isso não medi esforços em trazer para Cuiabá uma das casas mais requisitadas do planeta, quando o assunto é gastronomia italiana”, antecipa Maluf. 

Ainda de acordo com o empresário ele fez questão de trazer o restaurante Serafina para o cerrado, porque encontrou esta lacuna. “Sou de origem libanesa, mas assim como muitos, tenho paixão também pela culinária italiana, e até então em Cuiabá  pouco ou quase nada havia aqui verdadeiramente desta nação quando o assunto chegava à mesa, na escolha de qual marca consagrada cheguei ao Serafina que hoje tem oito unidades, nos Estados Unidos, e está em franca expansão em Tóquio, Moscou, Dubai, Coreia, Mumbai, e por aí afora", finaliza Maluf. 
 
Imprimir