Imprimir

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

11 dicas para ser mais feliz e saudável e tornar 2021 o seu melhor ano de todos

Dr. Juliano Slhessarenko

Se você é como a maioria das pessoas, talvez não queira revisitar os eventos dolorosos de 2020 quando fecharmos o ano.  Compreensível.  A pandemia deixou uma marca indesejável em todos os aspectos de nossas vidas.  Perdemos entes queridos, amigos e colegas para o coronavírus.  E alterou a forma como vivemos, nos divertimos, fazemos compras e trabalhamos.  Enfrentamos a pior crise econômica da história.  Bancos de alimentos, quarentenas, coberturas de rosto e ameaças aos trabalhadores da linha de frente tornaram-se parte do novo normal.  O trabalho remoto e o isolamento social tornaram-se parte da nossa rotina.   À medida que a pandemia atinge taxas alarmantes, ela cria uma crise de saúde mental de proporções inacreditáveis ​​em todo o país.

Uma pesquisa recente conduzida pelo Ministério da Saúde descobriu que 92% dos entrevistados se sentiram exaustos no mês de novembro, e em outra pesquisa   relatou que a saúde mental e o bem-estar emocional despencaram, caindo para o nível mais baixo desde 2001.  Com escritórios agora totalmente virtuais para o futuro previsível, a maioria das empresas, gerentes e lideranças seniores são encarregados do novo desafio de priorizar remotamente a saúde mental.
 
1. Então, vamos deixar 2020 para trás e olhar para os aspectos positivos no horizonte de 2021.

Em primeiro lugar, temos varias novas vacinas com vacinas a caminho para todos.  Portanto, esperançosamente, no próximo ano teremos mais proteção contra a pandemia. Claro, todas as dificuldades e dores de cabeça não irão desaparecer automaticamente ao bater da meia-noite na véspera de Ano Novo. 

Um fato cruel é que a pandemia ainda estará aqui, e isso pode parecer uma batalha difícil.  Obstáculos serão lançados contra nós a cada passo do caminho, mas há boas notícias também:   Somos mais poderosos do que imaginamos.  Se enfrentarmos a oposição à pandemia em 2021 com uma atitude positiva e resistência emocional, poderemos continuar, não importa quão frequentes e difíceis sejam os obstáculos. 

2. Concentre-se no lado positivo de uma situação negativa.

Quando há tantos incidentes de devastação, medo e angústia, é natural focar no lado negativo da pandemia.  Mas podemos equilibrar isso com a forma como reuniu as pessoas, oferecendo-se e ajudando umas às outras e fortalecendo toda a ideia de abnegação coletiva.  Quais vantagens você pode nomear? 
 
3. Identifique a oportunidade na dificuldade.

Pergunte: “Como posso fazer esta situação funcionar a meu favor?  Posso encontrar algo de positivo nisso?  O que posso gerenciar ou superar neste caso? ”  Durante a pandemia, por exemplo, podemos usar momentos de auto-isolamento para autorreflexão e pensar sobre a direção que queremos tomar no ano novo.  Que oportunidades você vê? 

4. Enquadre 2020 como uma lição a aprender, não a miséria a suportar.

Pergunte o que você pode aprender com as dificuldades de 2020 e use-as como trampolins, em vez de obstáculos.  Pense nas adversidades de 2020 como acontecendo para você, e não para você.  Se você considerar essa perspectiva menos aceita, o que 2020 lhe ensinou que você pode levar para 2021? 
 
5. Pratique a gratidão.

Olhe para além do medo, da perda e da decepção no quadro geral.  Faça um inventário de sua vida e inclua todas as coisas que a pandemia o impediu de fazer e que antes considerava certas.  E considere todas as pessoas e coisas em sua vida pelas quais você é grato, deixando a gratidão guiá-lo além da escuridão e da desgraça.  O que você é grato? 

6. Seja arriscado.

Assuma pequenos riscos em novas situações, em vez de prever resultados negativos antes de experimentá-los.  “Se eu pedir uma chance na promoção, meu chefe pode rir na minha cara” torna-se “Se eu pedir uma chance na promoção, meu chefe pode pensar que tenho coragem e ambição”.  Como você pode arriscar o pescoço no trabalho no ano novo? 

7. Exercício diário.

Mova seu corpo continuamente para desenvolver seu bem-estar (Saúde). Uma rotina de exercícios sólida tem a capacidade de desestressar você e tirar qualquer decepção do seu corpo. Freqüentemente, indivíduos com regime alimentar ruim  têm problemas de saúde, lentidão, fraqueza, mal-estar, decepção e estresse. Desfrutar de uma boa rotina de exercícios traz energia positiva, recuperação, desintoxicação e novidades em sua vida. Na verdade, até 30 minutos de prática todos os dias são conhecidos para ajustar os hormônios, supervisionar a pressão e supervisionar o peso da melhor maneira.
 
8. Manter dieta diária.

Comer bem é fundamental para dar ao corpo o sustento de que necessita. Comer bem lida com as necessidades do corpo e trata melhor os problemas médicos. Evite alimentos de baixa qualidade, bebidas espumantes, cafeína e bebidas doces. Comer uma quantidade suficiente de produtos orgânicos, vegetais, nozes, sementes e assim por diante revigora e melhora o trabalho corporal.
 
9. Siga padrões de sono saudáveis.

Depois de ter passado um dia inteiro entre reuniões, circunstâncias desagradáveis, estresse e alimentação ruim  é fundamental desligar e energizar sua própria energia.

Além disso, seguir uma rotina sólida de repouso torna-se apropriado. Pratique a criação de ambiente voltado a descansar e esconder-se, em qualquer caso, de 8 a 10 horas de descanso todas as noites para permitir que seu corpo se recupere e se recupere das lesões diárias.

O maior número de horas de descanso profundo traz bem-estar e alegria para a vida.  Restaura o bem-estar corporal (Saúde)!
 
10. Pare de fumar e beber

Fumar e beber é um hábito de estilo de vida que a maioria dos  Jovens está acostumada a seguir.A influência social, a pressão dos colegas, as situações e a confusão emocional costumam forçar as pessoas a recorrer a algum tipo de alívio que vem com o consumo de álcool ou tabaco.  Mas essas substâncias são as que mais prejudicam o corpo trazendo problemas de saúde, emocionais e mentais!Pare de fumar e beber para restaurar seu equilíbrio hormonal, imunidade e energia corporal.
 
11. Beba mais e mais água

A água é desintoxicante e não há alternativa à água. Para o funcionamento ideal do corpo, nosso corpo precisa de hidratação adequada.  E a ajuda mais produtiva para isso é a água. Beber pelo menos 16 copos de água por dia é essencial para manter um trato digestivo saudável, energia e equilíbrio.  Continue bebendo ao longo do dia e recupere a hidratação para que seu corpo se cure naturalmente e elimine as toxinas.
 
A restauração da saúde corporal é uma jornada que se nutre de hábitos saudáveis.

É quando você acredita em escolhas saudáveis ​​como um estilo de vida que você pode realmente alcançar uma vida mais saudável!
 
Uma palavra final
 
A escolha de uma atitude positiva é uma das coisas mais poderosas que podemos levar em 2021. Não se esqueça de que a grama cresce através do concreto.  Pense em você como um elástico que se curva e se estende até um certo ponto antes de saltar mais alto do que quando caiu.  E você terá a resistência física e mental para voltar com força total em 2021.
 
É claro não esqueça de consultar seu médico regularmente para manter os exames em dia e sua saúde.

Um excelente 2021! Obrigado a todos.



*Dr. Juliano é Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, IOCI (65) 30387000 e Espaço Piu Vita (65)30567800
Imprimir