Imprimir

Notícias / Literatura

Concurso premia 12 escritores e artistas visuais de MT por obras distópicas; veja como participar

Da Redação - José Lucas Salvani

O concurso “Dixtopia” irá premiar 12 escritores e artistas visuais de Mato Grosso que criarem produções sob a perspectiva de futuros distópicos. Cada um dos vencedores receberá uma quantia de R$ 1 mil, com recursos recebidos pela Lei Aldir Blanc. Na próxima segunda-feira (18), um edital será lançado no portão Cidadã(o) Cultural.

Leia mais:
Professores da UFMT lançam livro sobre como erradicar trabalho escravo contemporâneo

“Serão escolhidos seis projetos de cada linguagem. A ideia é estimular os artistas a imaginar outros mundos possíveis, a retratar transformações do seu cotidiano em um cenário de pandemia. Muita gente canalizou suas emoções na arte. A ideia é que tirem projetos da gaveta. Mas é claro, como as inscrições ocorrem no período de um mês, há tempo hábil também para desenvolver novas obras com essa vertente”, explica uma das idealizadoras do concurso, a jornalista e produtora cultural, Marianna Marimon.

Além da premiação em dinheiro, artistas poderão participar enviando contos, micro contos, poesias, ilustrações, poemas visuais, desenhos, colagens e fotografias para serem selecionados em uma versão impressa e digital da revista do Dixtopia. O material deve ser divulgado até o final de abril.

“A revista de arte servirá não só como portfólio dos artistas, como também, cumprirá com a função de um mural da produção artística mato-grossense, acessível a entusiastas da literatura e das artes visuais do mundo todo, além de registrar as impressões sobre um tempo que é divisor de águas”, ressalta Marianna.

As inscrições para o concurso “Dixtopia” são gratuitas e seguem até o dia 18 de fevereiro. As obras e documentos que garantem a participação no edital deverão ser enviados para o email concursodixtopia@gmail.com com o assunto “habilitação do candidato”. O resultado será divulgado no site do Cidadão Cultura e nas redes sociais no dia 1º de março.

O projeto “Dixtopia” é realizado com recursos do edital da Lei Aldir Blanc, viabilizado pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Imprimir