Imprimir

Notícias / Música

Banda de MT se reúne pela primeira vez desde o início da pandemia para performance que antecede lançamento do primeiro disco

Da Redação - José Lucas Salvani

A banda O Mormaço Severino, de Cáceres (a 219 km de Cuiabá), se reúne pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus para uma performance, nesta quinta-feira (18), que antecede o lançamento de seu primeiro disco de estúdio. A produção do álbum e execução da livre estão sendo possíveis graças aos recursos da Lei Aldir Blanc.

Leia mais:
Cinemas de Cuiabá exibem “O Mensageiro do Último Dia” nesta semana; veja programação

“Estamos muito felizes por essas oportunidades, porque a banda está na luta há muitos anos. Nós que sempre falamos sobre a realidade da cidade de Cáceres e sabemos o quanto é difícil fazer música no interior, acreditamos ser muito importante que a Cultura do estado seja difundida para o maior número de pessoas possível”, destaca Janaina Lima, a Jheine, que imprime a potência de sua voz às canções da banda.

Assim como o futuro trabalho de estúdio, ‘Ensaio sobre a cidade’ traz narrativas musicais tecidas em Cáceres, que falam sobre a cidade, seus habitantes e expõem as dores que atormentam as margens calmas do Rio Paraguai. Reflexo de uma juventude esquecida, mas que se reinventa juntamente com a “princesinha do Pantanal”.

O grupo não se encontrava em sua formação completa desde o início da pandemia, mas se apresentou em festivais online, como também lançou um videoclipe para uma música inédita, “Minha Pólvora. Um coração vazio”. 

A performance está sendo viabilizada devido ao edital realizado pela Prefeitura Municipal de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e Governo Federal via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Já o álbum conta com recursos do edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

O Mormaço Severino

Voltada para músicas autorais e experimentações sonoras, O Mormaço Severino está na ativa desde 2009. A banda é composta por seis integrantes que fazem da música um instrumento de afirmação de suas identidades.

O Mormaço é Jheine Lima (voz), Rauni Vilasboas (letra e guitarra), Ronaldo Gonçalves (baixo), Diego Vicente (o Keka, teclado), Welington Fernandes (MC Fernandes, percussão) e Luis Guilherme (bateria). Musicalmente, mistura influências do blues, rock, baião, música folk mato-grossense e saranzo, com toques psicodélicos e letras ritmadas.

Em 2015, a banda se apresentou no IV Mato Rock de Músicas Autorais do Estado de MT, conquistando o 1º lugar na premiação. Depois disso, foram apresentações em Cáceres, Rondonópolis, Mirassol e Cuiabá, em festivais como Fipe, Cerrado Fuzz Festival, Cáceres Rock Festival, Ixpia O Festival, Sarau da Figueira e Sarau das artes Free.

Serviço

Ensio Sobre a Cidade - Banda O Mormaço Severino
Quando: 14 de janeiro, às 18h
Onde: YouTube
Imprimir