Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Scanner mapeia arcada dentária em 3D e simula resultados, explica dentista de Cuiabá

Da Redação - José Lucas Salvani

O scanner iTero Element está revolucionando tratamentos ortodônticos. Com escaneamento em 3D da arcada dentária, é possível simular resultados e trazer precisão ao que precisa ser feito com os dentes do paciente. A dentista de Cuiabá, Camila Guedes, é uma das profissionais na capital mato-grossense que usa o aparelho e explica como funciona.

Leia também:
'Aparelho invisível' tem benefícios na estética, higiene e precisão do tratamento; Conheça!

Com mais de 6 mil fotos por segundo, o aparelho faz o escaneamento digital intra-oral da boca do paciente, fornecendo uma imagem em 3D de toda a arcada. Entre uma das principais vantagens aos pacientes é o conforto, visto que não é necessário fazer o molde tradicional que pode ser um pouco incômodo para algumas pessoas. “É rápido, em menos de cinco minutos fazemos o escaneamento”, acrescenta Camila Guedes.



Os arquivos da arcada dentária ficam disponíveis na nuvem de um software por 20 anos. O tratamento, inclusive, também pode ser planejado por meio de softwares. “Fazemos o planejamento, tudo pelo software em 3D. Fazemos a simulação do planejamento virtual. [Assim], o paciente consegue ver com mais precisão como será o tratamento e quantos alinhadores precisará usar”.

A maior utilidade do scanner é conseguir mostrar, de imediato, uma simulação do tratamento ortodôntico do paciente com os alinhadores da invisalign®, o aparelho “invisível”, que está no mercado há alguns anos, mas que é febre entre as pessoas que priorizam estética e higiene durante este tipo de tratamento ortodôntico.



“Depois que a gente faz o escaneamento, ele mostra para gente uma simulação do tratamento ortodôntico do paciente com os alinhadores. Mostra como está a mordida do paciente no momento e como ficará no final do tratamento com os alinhadores, o aparelho”, explica ao Olhar Conceito. Os alinhadores, que vêm do México, são trocados entre 7 a 10 dias, dependendo do caso.



O scanner ainda auxilia no acompanhamento do invisalign®. Por conta do planejamento e simulação digital, Camila consegue saber com exatidão cada um dos estágios do tratamento. Em determinados estágios, é possível refazer o escaneamento para saber se o tratamento está realmente caminhando conforme o planejado e realizar ajustes caso seja necessário.

Além do planejamento digital, o scanner oferece precisão e um menor período de tempo para os tratamentos. “Como fazemos tudo planejado pelo software, conseguimos mensurar a movimentação dos dentes. Temos um controle maior dessa movimentação, por mais que elas aconteçam simultaneamente. Sabemos como vai se movimentar e assim conseguimos ter um menor tempo de tratamento por conta dessa precisão e planejamento”.



O scanner ainda mostra um oclusograma, que consiste na força aplicada em cada um dos dentes durante a mordida. Isso é importante tanto para o tratamento ortodôntico com o aparelho, como para identificar disfunções na articulação, quando o paciente não está tocando direito os dentes na mordida. 

Camila faz parte do quadro de dentistas da Natclin Clínica Odontológica, localizada na Avenida Dom Bosco, número 1056, em Cuiabá. Na próxima quinta-feira (02), será realizado uma experiência com consultas apenas para invisalign®, com auxílio do scanner. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com o telefone (65) 3623-0096 (Natclin Clínica Odontológica).
 
Imprimir