Imprimir

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Dieta rica em açúcar pode aumentar risco de morte por doenças cardíacas, alerta médico

Dr. Juliano Slhessarenko

Uma dieta rica em açúcar pode aumentar o risco de morrer de doenças cardíacas, mesmo se você não estiver acima do peso. É o que diz um importante estudo publicado no JAMA Internal Medicine.

Os açúcares adicionados constituem pelo menos 10% das calorias que o brasileiro médio ingere por dia.  Mas cerca de uma em cada dez pessoas obtém um quarto ou mais de suas calorias com o açúcar adicionado.
 
Ao longo do estudo de 15 anos sobre adição de açúcar e doenças cardíacas, os participantes que ingeriram 25% ou mais de suas calorias diárias como açúcar tinham duas vezes mais chances de morrer de doenças cardíacas do que aqueles cujas dietas incluíam menos de 10%  açúcar adicionado.  No geral, as chances de morrer de doença cardíaca aumentaram em conjunto com a porcentagem de açúcar na dieta - e isso era verdade, independentemente da idade, sexo, nível de atividade física e índice de massa corporal da pessoa (uma medida de peso).
 
Bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes, bebidas energéticas e bebidas esportivas são de longe as maiores fontes de açúcar adicionado na dieta do brasileiro médio.  Eles respondem por mais de um terço do açúcar adicionado que consumimos como nação.  Outras fontes importantes incluem biscoitos, bolos, doces e guloseimas semelhantes;  bebidas de fruta;  sorvete, iogurte congelado e semelhantes;  doce;  e cereais prontos para comer.
 
Os nutricionistas desaprovam a adição de açúcar por dois motivos.  Uma delas são suas ligações conhecidas com ganho de peso e cáries.  A outra é que o açúcar fornece “calorias vazias” - calorias não acompanhadas de fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes.  Muito açúcar adicionado pode impedir a ingestão de alimentos mais saudáveis ​​da dieta de uma pessoa.
 
Seria possível que o açúcar não seja o verdadeiro vilão que aumenta o risco de doenças cardíacas, mas sim a falta de alimentos saudáveis ​​para o coração, como frutas e vegetais?  Aparentemente não.  Neste estudo, os pesquisadores mediram o Índice de Alimentação Saudável dos participantes.  Independentemente de suas pontuações no Índice de Alimentação Saudável, as pessoas que comiam mais açúcar ainda apresentavam mortalidade cardiovascular mais alta.
 
Não está claro exatamente como o excesso de açúcar pode prejudicar o coração. Pesquisas anteriores mostraram que beber bebidas adoçadas com açúcar pode aumentar a pressão arterial. Uma dieta rica em açúcar também pode estimular o fígado a liberar gorduras mais prejudiciais para a corrente sanguínea. Ambos os fatores são conhecidos por aumentar o risco de doenças cardíacas.
 
As diretrizes da sociedade de cardiologia oferecem limites específicos para a quantidade de sal e gordura que comemos.  Mas não há limite superior semelhante para o açúcar adicionado.  De acordo com a recomendação da American Heart Association, as mulheres devem consumir menos de 100 calorias de açúcar adicionado por dia (cerca de 6 colheres de chá) e os homens devem consumir menos de 150 por dia (cerca de 9 colheres de chá).
 
Efeitos negativos do açúcar: obesidade
 
O açúcar é delicioso, mas um pouco ajuda muito - especialmente quando se trata da sua saúde. A pesquisa mostra que as pessoas que comem muitos açúcares adicionados têm maior risco de morrer de doenças cardíacas em comparação com pessoas cujas dietas não são tão doces.
 
O açúcar afeta o coração de várias maneiras. Entre os mais óbvios está o ganho de peso.  Uma dieta rica em açúcar pode contribuir para a obesidade. E a obesidade aumenta o risco de diabetes, pressão alta e colesterol alto - tudo isso pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas.
 
O peso não é tudo, no entanto. Uma dieta rica em açúcar é ruim para você, não importa o seu peso.  Se você come muitos doces e alimentos processados, provavelmente não está recebendo o suficiente das coisas boas, como frutas, vegetais e grãos inteiros que fazem parte de uma dieta saudável para o coração.
 
Açucar e seu coração
 
Para colocar isso em perspectiva, uma lata de refrigerante comum contém cerca de 9 colheres de chá de açúcar, portanto, beber até uma por dia colocaria todas as mulheres e a maioria dos homens acima do limite diário.
 
Se você vai comer algo doce, coma uma sobremesa à base de frutas. Dessa forma, pelo menos você está obtendo algo de bom com isso.  Claro, frutas simples sem adição de açúcar são ideais.  Se você está tentando conter o hábito de refrigerantes, misture um pouco de suco de fruta com água com gás como substituto.
 
O açúcar também pode agir diretamente no coração e nas artérias.  A pesquisa sugere que as dietas ricas em açúcar afetam o seu coração de várias maneiras:
 
Triglicerídeos: quando você come demais, seu corpo armazena calorias extras como um tipo de gordura chamada triglicerídeos.  Dietas açucaradas podem aumentar os triglicerídeos em seu corpo.  E ter altos níveis de triglicerídeos aumenta o risco de doenças cardíacas.
 
Colesterol LDL: o ganho de peso associado a dietas ricas em açúcar pode levar a níveis mais elevados de colesterol LDL.  O LDL - comumente chamado de “colesterol ruim” - causa placas de obstrução das artérias que podem danificar os vasos sanguíneos e o coração.
 
Pressão arterial: a obesidade ligada a dietas ricas em açúcar pode contribuir para a hipertensão, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas.
 
Inflamação: o açúcar pode causar inflamação em todo o corpo. Uma dieta rica em açúcar pode causar inflamação crônica, o que pode causar tensão no coração e nos vasos sanguíneos e aumentar o risco de doenças cardíacas.
 
Assim como o sal, o açúcar também pode se tornar um vilão para o seu coração.
 
O açúcar pode ter efeitos indiretos na saúde cardíaca, pois seu consumo em excesso tende a levar à obesidade, e impacto direto na vida daqueles que já têm hipertensão, dos que estão acima do peso e daqueles que têm diabetes ou algum problema no coração.
 
É importante lembrar que não são somente os alimentos doces que tem açúcar. Você sabia que o hamburguer, o ketchup e até mesmo o caldo de carne tem açúcar?
 
Consulte seu médico para saber como manter uma alimentação saudável!
Imprimir