Imprimir

Notícias / Música

Instituto Ciranda abre vagas para cursos gratuitos de instrumentos de orquestra

Da Redação - José Lucas Salvani

Violino, viola d' arco, violoncelo, contrabaixo acústico, clarineta, flauta transversal, saxofone, oboé, fagote, trompete, trombone/tuba, trompa, percussão e musicalização. Estas são as opções de cursos ofertados gratuitamente pelo Instituto Ciranda, que abriu inscrições nesta sexta-feira (21).

Leia também:
Após passar por burnout, cearense pega receita de mãe para abrir delivery de comida nordestina em Cuiabá

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas pelo site do Instituto Ciranda, na aba “Inscrições”, onde o candidato também poderá se informar sobre horários e dias das aulas. Além dos cursos, ainda são disponibilizados gratuitamente uniformes, material didático dos seis semestres e, na maioria dos casos, os instrumentos. 

“O Ciranda compreende o processo de aprendizado de um instrumento musical como um vasto campo de oportunidades, onde são trabalhadas questões que favorecem o desenvolvimento intelectual, social, cultural e artístico dos alunos atendidos”, explica o maestro Murilo Alves, diretor artístico e presidente da instituição. 

Após o preenchimento do formulário de inscrição, a próxima etapa será uma entrevista online. Os respectivos horários, dias e links das entrevistas serão divulgados no site no dia 04 de fevereiro. É de responsabilidade do candidato acompanhar as atualizações. O resultado final com a lista dos selecionados será divulgado no dia 19 do mesmo mês e as aulas terão início no dia 7 de março.

Podem se inscrever crianças a adolescentes entre 7 e 18 anos, residentes em Cuiabá, Rondonópolis e região, precisam estar frequentando a escola regular para disputar as vagas.

Metodologia e pandemia

A metodologia é centrada em três pilares: 1. Ensino técnico/prático do instrumento; 2. Prática musical coletiva - prática de orquestra; 3. Percepção musical - teoria musical - história da música. A grade curricular é pensada em níveis (iniciante, intermediário e avançado). Cada nível é dividido em dois semestres, totalizando três anos de curso. 

Desde o início da pandemia, as aulas estão sendo ministradas de acordo com as recomendações sanitárias dos órgãos responsáveis, visando sempre garantir a saúde e o bem-estar de professores e alunos. “A princípio serão presenciais, mas estamos atentos. Caso a pandemia avance, migraremos para o híbrido e/ou online”, comenta Jéssica Gubert, diretora de Desenvolvimento Institucional.

Cronograma do Processo Seletivo

21 a 31/01 - Inscrições de novos alunos
04/02 - Divulgação dos horários, dias e links das entrevistas
19/02 - Divulgação da lista dos alunos selecionados
03/03 - Aula inaugural (Cuiabá)
07/03 - Aula inaugural (Rondonópolis)
07/03 - início das aulas

Serviço

Inscrições de novos alunos do Instituto Ciranda (pólos de Cuiabá e Rondonópolis)
Quando:
21 a 31 de janeiro
Onde: Site do Instituto Ciranda
Valor: Gratuito
Contato do Instituto Ciranda: (65) 3623 1239
Imprimir